Viagora

Detidos irregularmente no 25º DP, presos serram grades e fogem

Os homens escalaram as paredes da cela e serraram as grades para fugir.

Na noite de ontem (07), quatro homens fugiram da cela onde estavam encarcerados, no 25º Distrito Policial, localizado no bairro Anita Ferraz, zona Leste de Teresina. A situação irregular de homens mantidos presos em Distritos Policiais, quando deveriam ter sido transferidos para presídios ou penitenciárias, tem sido cada vez mais comum e facilita a fuga dos encarcerados. 

De acordo com a perícia realizada no local, os presos serraram as grades da parte superior da cela, por onde escaparam. Com o auxílio de uma corda improvisada, chamada de ‘Teresa" - feita com a junção de panos, roupas e lençóis amarrados - escalaram o local e conseguiram fugir.

O chefe de plantão no momento da fuga, que preferiu não se identificar, informou que os presos provavelmente escaparam entre 19h30 e 20h30 e que o fato somente aconteceu porque a situação em que se encontravam era irregular. "Nós já estamos no encalço dos fugitivos, mas provavelmente seremos punidos por algo que não deveria ser de nossa responsabilidade", lamentou o policial.

Segundo ele, além dos quatro fugitivos, há outros três homens que permaneceram no local. "Havia sete presos na cela, os outros três não fugiram porque não quiseram", declarou. 

Os homens não deveriam estar detidos no Distrito Policial, mas a prática é comum em Teresina, o que facilita a fuga, já que os distritos não oferecem o nível de segurança necessária para mantê-los presos.

"Eles já deveriam ter sido transferidos, mas enquanto isso não acontece, nós trabalhamos sobressaltados. Poderia ter acontecido algo grave, eles poderiam ter tentado algo contra mim, ainda bem que isso não aconteceu", contou o policial de plantão.

Os homens que escaparam na noite do feriado são: João Reginaldo de Castro, conhecido como ‘Fumaça"; Raimundo Nonato Ferreira Sousa, o ‘Capote"; Jhonson Alves de Sousa e Antônio Marcos da Silva Conceição.

Facebook
Veja também