Viagora

Preso condenado por estupro aprovado no Enem aguarda decisão da justiça para começar a estudar

O diretor do presídio de Picos, Sival Hipólito, informou que já oficializou o pedido de liberação do preso de iniciais L.S.J., 35 anos, junto ao juiz da comarca

O detento piauiense que foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foi matriculado e aguarda decisão judicial para saber se poderá ou não cursar "Sistema de Informação" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

O diretor do presídio de Picos, Sival Hipólito, informou que já oficializou o pedido de liberação do preso de iniciais L.S.J., 35 anos, junto ao juiz da comarca do município e que só após a decisão o detento poderá ser liberado para ir à faculdade.

Ainda de acordo com o diretor, L.S.J. cumpre pena por estupro há quase quatro anos. A pena total é de 30 anos. "Mesmo que ele seja liberado para estudar, ele não deixará o presídio. Ele vai às aulas e volta para cá, para cumprir o restante da pena", explicou Sival.

No Piauí 47 presos realizaram as provas do Enem, que foram aplicadas nos dias 4 e 5 de dezembro, nas penitenciárias femininas de Teresina e Picos, no Presídio Regional de Picos e na Penitenciária Regional de Floriano (Vereda Grande). Os vestibulandos foram avaliados nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Matemática e suas Tecnologias.

As regras para a participação dos presos no exame foram as mesmas aplicadas aos candidatos fora do sistema penal.

Atualmente, 10,2% dos presidiários do Piauí encontra-se em sala de aula e 60 professores foram disponibilizados pela Secretaria da Educação para atuarem lecionando da alfabetização ao ensino médio.
Facebook
Veja também