Viagora

GATE E RONE são chamados para controlar princípio de motim na Casa de Custódia de Teresina

O motivo da revolta foi o atraso no banho causados por problema elétrico.

Nesta segunda-feira (29) policiais militares da Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), foram acionados para conter um principio de rebelião na Casa de Custódia de Teresina. Detentos dos pavilhões D iniciaram um motim, após o término das visitas na unidade prisional.

Segundo o Capitão Anselmo Portela, diretor de presídios da Secretaria de Justiça do Piauí, a rebelião da Casa de Custódia foi controlada, com o saldo de um ferido e com o restante dos presos voltando para a cela. O motivo, como em outras vezes, são os protesto em meio às condições de vida dos detentos.

“Foi um ato isolado que aconteceu em apenas três celas do pavilhão. Esses presos serão transferidos para o presídio de São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, ainda nesta semana. Além dos crimes pelos quais já estão presos, eles responderam por dano ao patrimônio público e desacato de autoridade”, afirmou o capitão.

Os presos aproveitam a iminência de uma greve geral dos agentes penitenciários, que pararam as atividades na meia noite desta terça-feira (30).

Para o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, apesar da greve já estar confirmada para iniciar a partir da meia noite desta terça-feira (30), existe possibilidade de negociação. “Estamos esperando uma resposta do Governo do Estado e dependendo da proposta iremos por fim na greve e voltaremos aos trabalhos normais”, disse.

Facebook
Veja também