Viagora

Cerca de 200 famílias são retiradas pela polícia de terreno na Zona Leste

PM confirma que tropa de choque pode ser acionada para ir ao local. Local foi invadido pelas famílias ainda na semana passada.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCerca de 200 famílias ocuparam terreno que fica localizado na Zona Leste de Teresina(Imagem:Reprodução)Cerca de 200 famílias ocuparam terreno que fica localizado na Zona Leste de Teresina
Cerca de 200 famílias reivindicam a posse de um terreno na Vila Uruguai, Zona Leste de Teresina. O local foi invadido desde a semana passada pelos moradores da região, que pedem providências da Prefeitura.

Por volta das 10h desta sexta-feira (14) policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar, sob comando do tenente José Chaves, foram encaminhados até o local para darem cumprimento ao mandando judicial solicitado pelo proprietário do terreno.

"A Justiça emitiu esse documento até que o proprietário regularize a situação do imóvel. Esperamos que não haja confusão, mas de qualquer forma a tropa de choque está sob aviso", relatou o policial.

Ainda segundo o tenente, os policiais estão na região para fazer a segurança dos pedreiros enviados pelo dono do terreno, além dos próprios manifestantes. “Estamos aqui para garantir a segurança de todos e orientamos ao manifestantes a buscar outros meios para solucionar o impasse”, ressaltou o tenente José Chaves.

Segundo o jardineiro José Nildo, somente agora, quando as famílias limparam o terreno e iriam construir as casas, é que um suposto proprietário do imóvel apareceu. "Essa pessoa já chegou aqui nos agredindo, mandando a gente sair do local e ameaçando, mas não apresentou nenhum documento comprovando ser ele o dono da terra", explica.

O morador revelou também que invadiu o local com a intenção de construir uma casa para a filha e que acha um absurdo à presença policial. Após conversarem com a polícia, os moradores decidiram que vão na segunda-feira (17) à Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Zona Leste, para resolver a situação.

“Caso o proprietário não comprove a posse do terreno, vamos solicitar a propriedade e garantir a construção de nossas casas no terreno há décadas abandonado”, disse a dona de casa Zeneide da Silva.

O pedreiro Antônio Guerreiro diz que quer construir no local uma casa para filha que acabou de casar. “Minha filha ainda não tem casa e assim como essas famílias precisa do terreno para construir sua moradia. Não é justo que tirem a gente daqui e a polícia dê proteção para uma pessoa que não mostra o título de posse do terreno”, diz Antônio.

Ainda segundo Antônio as famílias fizeram o abaixo assinado reivindicando providência por parte do poder público. “Todas as pessoas que lutam por esta terra querem apenas um pedaço de chão para morar”, ressalta Antônio Guerreiro.

O proprietário do terreno não foi encontrado e apenas seguranças particulares foram enviados até o local.
Mais conteúdo sobre:

Willame Moraes

Facebook
Veja também