Viagora

Mais de 15 mil famílias aguardam pelos despejos

As famílias que estão na área de despejo entram num cadastro da prefeitura e são beneficiadas com programas habitacionais.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMais famílias devem ser despejadas este ano pela Polícia Militar por estarem morando em locais invadidos(Imagem:Reprodução)Mais famílias devem ser despejadas este ano pela Polícia Militar por estarem morando em locais invadidos
A Polícia Militar tem 17 mandados de reintegração de posse em vilas de Teresina para serem cumpridos imediatamente e cerca de 15 mil famílias estão na iminência de serem despejadas.

O major Soares, coordenador de geren-ciamento de crise da PM, explica que recebe muitas decisões judiciais desse tipo e que a PM tenta buscar soluções pacíficas para a desocupação da área.

"O papel da Polícia é fazer cumprir a ordem judicial, e, nestes casos, a gente tenta uma negociação com as famílias para que elas saiam pacificamente", explicou.

O major explica que a ilegalidade está nas ocupações das áreas e que o proprietário do imóvel procura a Justiça que reconhece os direitos do dono e julga a causa pedindo a reintegração do local.

"No primeiro momento, a gente informa às famílias que estão na área da decisão judicial e pede a saída pacífica dessas pessoas para fazer a desapropriação. Muitas saem, outras permanecem".

Ele conta que muitas vezes a Prefeitura interfere na ação, fazendo uma proposta ao proprietário da área e o indenizando. Assim, as famílias que estão na área entram num cadastro da prefeitura e são beneficiadas com programas habitacionais.

Áreas como o Loteamento Dilma Rousseff, com 600 famílias, o Vila Parque Vitória, com 4.200 famílias, e a Vila das Torres, no Parque Firmino Filho, com 305 famílias, já estão com a ação judicial de reintegração de posse, mas estão em fase de negociação junto à Prefeitura de Teresina, que segundo o major Soares, já demonstrou interesse em indenizar os proprietários e fazer a regularização fundiária da área.

Em fevereiro, os vereadores de Teresina se juntaram aos deputados para tentarem conseguir a suspensão de pelo menos seis mandados de despejo já autorizados pela Justiça de cerca de 50 mil famílias em áreas ocupadas irregularmente. Alguns parlamentares municipais participaram da reunião realizada ontem na Prefeitura com o prefeito Firmino Filho sobre o assunto.
Facebook
Veja também