Viagora

Oito detentos cavam túnel e fogem da Casa de Custódia

Os detentos que estavam detidos no Pavilhão H cavaram um túnel e conseguiram sair.

Em menos de um mês quase 20 presos fugiram dos sistema penitenciário do Piauí. Na madrugada desta quarta-feira (14/10) pelo menos mais oito fugiram da Casa de Custódia, em Teresina.

Os detentos que estavam detidos no Pavilhão H cavaram um túnel e conseguiram sair. O número de fugitivos seria maior, mas a ação foi inteceptada pelos agentes penitenciários.

A informação repassada por Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), é de que os fugitivos eram presos que estavam na triagem e haviam sido transferidos da Central de Flagrantes para a Casa de Custódia há pouco tempo.

"É uma situação que não é mais nova para nós que trabalhamos aqui. Temos visto, por exemplo, a Irmão Guido. Foram diversas tentativas somente esta semana. Existem presos demais e poucos agentes e poucas vagas", criticou.

Ele lembrou que atualmente a Casa de Custódia comporta cerca de 750 presos onde a capacidade máxima seria de apenas 300.

Após as fugas, os demais detentos da penitenciária estão tentando promover um princípio de rebelião. Reforço policial já foi acionado e a polícia tenta conter os presos. Em relação aos fugitivos, a Secretaria de Justiça ainda não identificou todos eles. Os policiais também seguem na tentativa de recapturá-los, mas até o momento nenhum deles foi encontrado.

Nota da Sejus
A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informa que está atuando, por meio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) e em conjunto com os agentes de segurança pública, na recaptura dos oito detentos que fugiram do pavilhão H da Casa de Custódia de Teresina, na madrugada desta quarta-feira (14). Constatada a fuga, a gerência da unidade realizou o procedimento padrão, comunicando à Dipe, Polícia Militar e à Força Tática da PM para que se iniciasse a diligência de recaptura, bem como a recuperação da estrutura danificada pelos fugitivos. Neste ano, 57 tentativas de fugas foram abortadas em todo sistema e 50% dos fugitivos foram recapturados. A Sejus ressalta que está buscando medidas para aumentar o número de vagas nas penitenciárias, dentre elas inauguração em da Casa de Detenção Provisória de Altos, em maio, a retomada da construção da Casa de Detenção de Campo Maior a elaboração de projetos para a construção de novas penitenciárias em Altos, Picos, Corrente e Oeiras.
Facebook
Veja também