Viagora

Detentos cavam buraco e fogem da Irmão Guido

Dessa vez, 14 detentos conseguiram fugir através de um buraco na cela 7 por volta da meia-noite. A Secretaria de Justiça está investigando a ocorrência.

Mais uma fuga foi registrada no sistema penitenciário do Estado do Piauí. Dessa vez, 15 detentos da penitenciária Irmão Guido conseguiram cavar um buraco durante a madrugada desta quinta-feira (24) e 14 deles fugiram por volta da meia-noite.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Cleiton Holanda, os detentos fizeram o buraco na cela 7 do Pavilhão B com acesso ao pátio. “Eles escalaram um muro com uma ‘teresa’ (corda feita de lençóis) e passaram pela cerca elétrica, que não tem sensor de presença”, contou Cleiton Holanda que acrescentou: “Nós temos capacidade para 300 presos, mas esse número é superior chegando a 400 detentos. São cinco agentes penitenciários por plantão e um policial militar na parte superior para cuidar da guarita”, completou.

Ainda de acordo com o vice-presidente do Sinpoljuspi, somente este ano foram registras as fugas de 50 detentos na Penitenciária Major César, e em todo o estado 100 detentos conseguiram escapar do sistema penitenciário, revelando a fragilidade da segurança nestes locais.

A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí enviou uma nota informando que os 14 detentos pertenciam às celas 1,5,6 e 11 e conseguiram acessar a área do pátio através da cela 7. A Sejus não esclareceu como os detentos tiveram acesso à cela 7, fato que deverá ser investigado.

Confira a nota na íntegra:

NOTA

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informa que está atuando, por meio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) e em conjunto com a Polícia Militar, na recaptura de 14 detentos que fugiram das celas 1, 5, 6 e 11 do pavilhão B da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, na madrugada desta quinta-feira (24).

Constatada a fuga, a gerência da unidade realizou o procedimento padrão, comunicando à Dipe, Polícia Militar e à Força Tática da PM, para que se iniciasse a diligência de recaptura, bem como a recuperação da estrutura danificada pelos fugitivos. A Sejus está investigando as causas da fuga e ressalta que continua intensificando as vistorias nas unidades, reforçando a cooperação dos agentes de segurança e buscando outras medidas para manter a ordem no sistema penitenciário.

Secretaria de Estado da Justiça do Piauí

Diretoria de Inteligência e Proteção Externa

Gerência da Penitenciária Regional Irmão Guido

Facebook
Veja também