Cabo acusado de facilitar fuga de presos é expulso da PM-PI
O cabo Cláudio Rodrigues do Nascimento é acusado de facilitar a fuga de assaltantes da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, negou recurso e manteve a expulsão do cabo Cláudio Rodrigues do Nascimento dos quadros da corporação. O cabo foi expulso no dia 27 de abril, acusado de facilitar a fuga de assaltantes da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia de Teresina, em 2017.
Cláudio Rodrigues do Nascimento teria ainda entrado com celulares e baterias dentro da penitenciária quando estava de serviço, recebendo dinheiro como pagamento pela entrada ilegal do material.
Em decisão publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (23), o coronel negou o recurso impetrado pela defesa do cabo, que alegou impossibilidade do acusado defender-se no conselho de disciplina, visto que nem a Portaria nº 436/CD/CORREG, de 29 de agosto de 2017, nem o respectivo libelo acusatório contêm, de forma minuciosa, qual a conduta do processado se enquadra como transgressão disciplinar sendo transcritas apenas condutas genéricas extraídas do Inquérito Policial nº 002.481/2017-GRECO.
A defesa argumenta ainda que a portaria de instauração foi editada trazendo apenas imputações genéricas que dificultaria o exercício do direito do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal por parte do acusado.
O argumento foi refutado pelo comandante-geral, que afirmou que a portaria de instauração descreveu a conduta praticada pelo acusado, constando a qualificação do acusado e as condutas que teria violado, além de constar as transgressões disciplinares que foram violadas.
Diante disso, o coronel Lindomar Castilho negou o recurso interposto pela defesa do cabo Cláudio Rodrigues do Nascimento e manteve a decisão de exclusão do cabo dos quadros da PM.
Polícia Militar do Piauí
Lindomar Castilho
-
Denarc realiza 1.008 prisões e apreende 3 toneladas de drogas no Piauí em 2 anos
O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (03) pela Polícia Civil do Piauí. -
Polícia prende condenado por matar mulher queimada em Teresina
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) apontou que, o idoso foi abordado durante diligências das forças de segurança. -
PM conduz homem suspeito de tráfico de drogas na zona rural de Teresina
A PM relatou que a ação aconteceu na rodovia PI-130, durante uma barreira policial no km 31. -
Rafael Fonteles sanciona lei que reorganiza estrutura da Polícia Militar do Piauí
Segundo a legislação, o Batalhão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) passará a contar com quatro companhias, sendo uma na capital. -
Polícia Militar recupera carro de motorista por aplicativo roubado em Teresina
A vítima foi colocada no porta-malas do automóvel, onde foi mantido, enquanto o grupo realizava diversos roubos pela região.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir