Viagora

Segurança anuncia reforço com patrulhamento de motos e bicicletas no Piauí

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel da PM Rubens Pereira, a governadora Regina Sousa determinou que fosse concluídas ações da gestão anterior que estavam em andamento.

O Governo do Estado do Piauí anunciou que a segurança pública receberá o reforço de 340 motocicletas que integraram o policiamento ostensivo nas principais cidades do estado e 40 bicicletas que circularão em locais de grande concentração de pessoas em Teresina.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel da PM Rubens Pereira, a governadora Regina Sousa determinou que fosse concluídas ações da gestão anterior que estavam em andamento, como o motopatrulhamento que foram entregues 50 veículos e serão entregues mais 340, cerca de 300 motos tem o valor de R$9,5 milhões oriundos do Tesouro Estadual. O gestor salientou que desejam concluir a entrega das motos até o final do mês de maio.

"Queremos concluir (a entrega das motos) até o final do mês que vem. Também mais 44 (motos) provenientes de emenda parlamentar, para implementar e intensificar o motopatrulhamento nos grandes centros urbanos, como Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Correntes, São Raimundo Nonato. O curso de treinamento de motopatrulhamento, sob a coordenação do tenente-coronel Newmarcos, já iniciou no domingo (24), na Rone. Vamos começar com 40 motos em Teresina, mas com essa intenção de levar também para o interior do Estado”, afirmou o gestor.

Em relação ao uso de bicicletas par patrulhamento, o secretario lembra que a modalidade já é usada em outras cidades e países, como São Paulo e Japão. “inclusive quando eu entrei, já havia essa modalidade de policiamento, que aproxima o policial do cidadão, é um policiamento de mais proximidade. Essa é a ideia da governadora, ter uma polícia comunitária. A polícia tem que descer do carro para se aproximar mais da população. Serão 40 bicicletas que iremos colocar, que vão se aliar ao patrulhamento que já existe. O patrulhamento em bicicleta não será geral, mas em situações específicas, como praças, locais de caminhada. Quem estiver na ‘bike’ vai estar munido de equipamentos para o contato imediato com as viaturas, para que elas possam atuar. Não é uma invenção, já existe patrulhamento em bicicletas no Japão, nos Estados Unidos, em São Paulo e a Polícia do Piauí já teve esse tipo de patrulhamento”, disse o secretário.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Regina Sousa

Facebook
Veja também