Viagora

Secretaria de Segurança Pública faz Operação Maria da Penha no Piauí

De acordo com SSP-PI, a operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e tem como objetivo de combater as violências domésticas contra as mulheres.

Nessa segunda-feira (29), a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), através das policias Civil e Militar, deflagrou a segunda edição da Operação Maria da Penha, que acontece até o dia 27 de setembro em todo o país.

De acordo com SSP-PI, a operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e tem como objetivo de combater as violências domésticas contra as mulheres, entre elas o feminicídio.

Ainda de acordo com a secretaria, serão cumpridas ações preventivas e repressivas nas cidades de Campo Maior, Parnaíba, Teresina, Piripiri, Oeiras e Floriano. A comandante da Patrulha, capitã Leoneide Rocha, informa que na operação serão efetuados mandados judiciais, prisões apreensões e facilitarão a instauração de procedimentos de concessão. “Vamos trabalhar no combate de todas as formas de agressão contra a mulher, além cumprir mandados judiciais, prisões, apreensões, a operação pretende facilitar a instauração de procedimentos como concessão, solicitação e expedição de medidas protetivas de urgência”, disse.

Conforme a SSP-PI, na operação também se pretende implementar protocolos de atendimento nas delegacias e batalhões do interior. O coordenador operacional da Força Integrada de Segurança Pública do Piauí, tenente-coronel Sérgio Melo, explica que também é necessário conscientizar a sociedade e difundir canais de denúncia. “As ações são integradas com as forças de segurança, onde precisamos também conscientizar a sociedade para o crime, difundir os canais de denúncia, fomentar e induzir políticas públicas voltadas para as mulheres a partir dos indicadores apresentados. Entre essas ações também realizaremos um nivelamento no protocolo de atendimento para proteção e acolhimento de mulheres vítimas de violência”,

Facebook
Veja também