Viagora

PF deflagra Operação Monopolium contra desvio de recursos públicos no Piauí

A investigação teve início a partir dos resultados de fiscalização do TCE, que constataram indícios de fraude em secretarias municipais.

Nesta quinta-feira (01), a Polícia Federal deflagrou a Operação Monopolium, com objetivo de combater o desvio de recursos públicos federais destinados às secretarias municipais de educação das cidades de Barras, São Miguel do Tapuio e Campo Maior.

De acordo com a PF, a ação mobilizou 45 policiais federais, com o apoio de auditores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí/TCE, para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens de alto valor em endereços vinculados aos investigados, tais como residências e empresas, nos municípios de Teresina, Barras, São Miguel do Tapuio e Campo Maior.

As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

Foto: Divulgação/ Polícia FederalPolícia Federal
Polícia Federal

Segundo a polícia, a investigação teve início a partir dos resultados de fiscalização do TCE, que constataram indícios de fraude e direcionamento na contratação da empresa investigada pelas Secretarias Municipais de Educação dos citados municípios.

Durante o processo investigatório, também foram identificados pagamentos de vantagens indevidas e corrupção de agentes públicos e políticos.

Conforme a PF, o objetivo da ação é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da educação.

Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletrônicos (celulares e computadores), documentos, quantia em dinheiro, armas, munições, automóveis, visando ao futuro ressarcimento ao erário dos prejuízos causados pelos crimes investigados.

O inquérito apura crimes licitatórios, crimes contra a Administração Pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
 

Mais conteúdo sobre:

Polícia Federal

Facebook
Veja também