Viagora

Ibope aponta volatilidade de votos como motivo do erro na pesquisa de opinião em Teresina

O instituto lançou uma nota de esclarecimento com a teoria da volatilidade dos votos para explicar as razões do erro nos números da pesquisa

Depois de apresentar uma margem de votação que não se refletiu no resultado e após muitas críticas e até pedidos de investigação o Ibope lançou uma nota de esclarecimento.

Segundo a nota, o motivo pelo qual os números da pesquisa não ficaram próximos do resultado real foi por conta da “volatilidade dos votos”.

Essa volatilidade se deu pela mudança brusca de opinião dos eleitores as vésperas da eleição, já que durante a pesquisa realizada muitos inda estavam indecisos. A rapidez com o qual o processo das eleições municipais acontecem também foi citado para justificar a teoria da volatilidade dos votos apresentada pelo Instituto.

Mas não foi somente em Teresina que o Ibope errou na quantificação das porcentagens. Em mais onze pesquisas de bocas de urna realizadas em outras capitais brasileiras.
Confira as outras pesquisas:

Salvador
ACM Neto (DEM), com 40,17%, passou Nelson Pelegrino (PT), 39,73%, contrariando a pesquisa Ibope de boca de urna, que cravava Pelegrino na ponta, com 43% e ACM atrás, com 36%.

Curitiba
A pesquisa estimava segundo turno entre Ratinho Jr. (PSC), com 34% dos votos válidos, e Luciano Ducci, do PSB, com 29%. Gustavo Fruet (PDT) aparecia em terceiro lugar, com 24%. A apuração oficial do TSE, neste caso, mostrou a falha da pesquisa e contou 27,09 % para Fruet, que passou Ducci e concorrerá com Ratinho Jr no segundo turno.

Porto Alegre
A pesquisa apontava José Fortunati, do PDT, com 62% dos votos válidos e sua adversária, Manuela D"Ávila, do PCdoB, com 23%. Fortunati acabou superando a estimativa: marcou 65,22 %, enquanto Manuela atingiu 17,76%.

Belém

Projetava-se empate de Edmilson Rodrigues, do Psol, e Zenaldo Coutinho, do PSDB, os dois com 33%. As urnas apontaram que nenhum dos dois atingiu a marca, com Rodrigues ficando com 32,58% e Coutinho com 30,67%.

Natal
Carlos Eduardo (PDT) tinha, segundo a pesquisa, 36% da preferência nos votos válidos, enquanto Hermano Morais (PMDB) sustentava 25%. Após apuração oficial, verificou-se Carlos Eduardo com 40,42% e Hermano Morais com 23,01%.

Goiânia

A pesquisa de boca de urna realizada pelo Ibope em Goiânia mostrava que Paulo Garcia, candidato do PT, venceria a disputa pela Prefeitura de Goiânia no 1º turno, com 56% dos votos válidos, deixando, Jovair Arantes, do PTB, com 18% para trás. De fato, Goiânia não conhecerá a urna no próximo dia 28, data de realização do segundo turno, mas com Garcia marcando 57,68% e Jovair Arantes, apenas 14,25%.

Fortaleza
A pesquisa de boca de urna realizada pelo Ibope no domingo indica que haverá segundo turno entre Elmano de Freitas, do PT, e Roberto Cláudio, do PSB. De acordo com o levantamento, Elmano teria 28% dos votos válidos e Roberto Cláudio, 24%. As urnas apontaram um diferença menor entre os rivais: Elmano ficou à frente com 25,44%, ante 23,32% de Roberto Claudio.

Rio de Janeiro
Segundo o Ibope, Paes teria ampla vantagem em relação a Marcelo Freixo, com 69% do peemedebista frente a 26% do candidato do Psol. Com 100% dos votos cariocas apurados, Paes manteve a ponta, reelegendo-se no primeiro turno, mas com 64,60%, enquanto Freixo ficou com 28,15%.


Confira a nota lançada pelo Instituto sobre o caso de Teresina:

Resultado do 1º turno: Teresina (PI)
O IBOPE Inteligência captou as movimentações durante a campanha eleitoral em Teresina, apontando a proximidade entre os dois candidatos, já que todas as pesquisas realizadas na cidade mostravam Elmano Férrer e Firmino Filho em situação de empate técnico.

Além disso, a pesquisa realizada na antevéspera da eleição mostrava que 17% dos eleitores da cidade não citavam nenhum candidato na pergunta espontânea de intenção de voto, o que demonstra a volatilidade destas eleições.

Vale reforçar que eleições municipais são mais dinâmicas, a volatilidade dos votos é maior e, por esse motivo, é comum ocorrerem mudanças de forma brusca.

No balanço geral, entre os dias 05 e 07 de outubro, o IBOPE Inteligência divulgou mais de 400 estimativas de intenção de voto para prefeitos em 52 municípios, o que resultou em 95% de acerto nas previsões das intenções de voto no primeiro turno.
Comunicação Institucional
Obrigada,
Rose Guirro
Executiva Sênior de Conta

Facebook
Veja também