Viagora

Ciro Nogueira destaca importância da aprovação de medidas contra a seca no Senado

Ciro ressaltou o esforço do Senado para aprovar rapidamente as medida na noite desta quarta-feira (29).

“Estou muito feliz ao ver aprovadas duas medidas provisórias que vão ajudar a combater os efeitos da seca que assola o sertão nordestino e das enchentes que castigam a região sul”. Foi o que disse o senador Ciro Nogueira (PP/PI) entusiasmado com a aprovação das Medidas Provisórias 565 e 569 de 2012 que fazem parte do pacote do governo para ajudar os municípios que sofrem com a seca e a chuva prolongadas. Ciro ressaltou o esforço do Senado para aprovar rapidamente as medidas.

“O Senado entendeu que essa ajuda aos municípios atingidos é absolutamente relevante e urgente. E eu fico muito feliz ao ver que elas, finalmente, serão convertidas em lei”, disse o senador.

Imagem: ReproduçãoCiro Nogueria(Imagem:Reprodução)Ciro Nogueria

Ciro falou sobre benefícios para a população que vive nas regiões em situação de calamidade pública ou estado de emergência, como a criação de linhas de crédito especiais para os setores produtivos desses municípios. Segundo ele, serão favorecidos os setores rural, industrial, comercial e de serviços.

Entre as demais ações, estão o aumento do Auxílio Emergencial Financeiro para os agricultores que não possuem o seguro safra, a repactuação de dívidas agrícolas e a suspensão temporária dos pagamentos, com novos prazos estendidos do novo saldo devedor em dez anos.

“Isso trará grande alívio aos produtores de áreas atingidas pela seca no Nordeste. Durante o período de suspensão dos pagamentos o dinheiro deverá ser aplicado em atividades e ações de ajuda à população afetada”, esclareceu.

Ciro Nogueira lembrou, ainda, que as ações previstas nas MPs chegam em boa hora para o Piauí que alcançou neste mês de agosto um dos piores índices da história em relação à seca.

“Dos 224 municípios do Estado, 192 decretaram situação de emergência. É uma situação desoladora e preocupante”, disse o senador.

O parlamentar destacou o valor do crédito extraordinário de 688.497 milhões de reais que será divido entre várias ações que incluem a aquisição de alimentos, agasalhos, abrigos emergenciais, a construção de novas creches para 350 mil crianças em extrema pobreza, beneficiárias do programa Bolsa Família e ainda para custear ações de defesa civil.

“O governo da presidenta Dilma tem agido com eficácia para amenizar os efeitos dessas tragédias e o Senado mostrou estar coeso para garantir a execução de ações importantes para o País, de modo que nós todos devemos reconhecer que a aprovação dessas matérias é mais do que imprescindível: é necessária e vital para muitas famílias brasileiras”.

Mais conteúdo sobre:

Ciro Nogueira

Facebook
Veja também