Viagora

Educação é o primeiro tema discutido na sério Desafios do Novo Prefeito

Reportagem mostra desafios a serem enfrentados educação de Teresina. Professores reclamam da falta de estrutura nas escolas do município.

O Piauí TV 1ª edição desta quarta-feira (2) trouxe como tema a educação, na serie de reportagens “Desafios do Prefeito Eleito”. A publicação mostrou que há problemas estruturais nas escolas, mas destaca a determinação dos professores para garantir o ensino aos alunos.

Na escola municipal Jesus Diocesano localizado no Parque Piauí, alunos, pais e professores reclamam da falta de estrutura do local. Segundo a professora Edirsolene Gonçalves, no início do ano, 220 crianças foram matriculadas, mas somente 50 destas concluirão o ano frequentando as aulas normalmente.

A escola que é de período integral está funcionando, desde o mês de outubro, somente no turno da manhã. “Não há merenda escolar suficiente, os colchonetes estão rasgados e não temos condições de manter os alunos”, reclama a professora.

De acordo com Layane Frota, mãe de um aluno da escola, as cadeiras e o banheiro da unidade estão quebradas e falta de tudo. “Temos que trazer todo material escolar e higiênico de casa. As salas não têm conforto nenhum para os alunos ou para os professores”, diz a mãe.

Apesar da falta de apoio os professores e a direção da escola garantem que manterão as aulas para que os alunos não fiquem prejudicados.

“É preciso que haja um olhar diferenciado para educação infantil e isto não está ocorrendo nos últimos dois anos. O gestor público está fazendo pouco caso, de algo que deveria ser responsabilidade do município”, diz a diretora da escola, Vandalucia Carvalho.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Ensino (Semec), em Teresina há 152 centros de ensino que atuam como creche e pré-escola, onde 24.628 crianças estão matriculadas. Já nas 148 escolas de ensino fundamental, há 62.498 alunos matriculados.

Em Teresina, há três anos a rede pública municipal de ensino tinha a terceira melhor qualidade, em relação a todas capitais brasileiras, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Hoje, a cidade ocupa a oitava colocação, segundo a última pesquisa realizada pelo Ideb.

Dados divulgados pela Prefeitura confirmam que, em 2012, foram investidos R$ 227 milhões na educação, o que correspondem a 25% do orçamento do município.

Para o novo prefeito de Teresina, Firmino Filho, é preciso que haja uma boa gestão de toda a rede de ensino. “É necessário a distribuição correta de merenda, transporte escolar, dar apoio para as escolas e garantir a mínima condição para seu funcionamento. Isso será compromisso nosso juntamente com os professores. Vamos trilhar o caminho para que o município tenha novamente uma educação de qualidade”, afirmou.
Facebook
Veja também