Viagora

Governador Wilson Martins é absolvido pelo TRE em processo de cassação por propaganda irregular

A ação é referente a uma placa encontrada na cidade de Passagem Franca.

Por quatro votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí absolveu o governador Wilson Martins e seu vice, Antonio José de Moraes Souza Filho, em processo por propaganda irregular. O julgamento aconteceu nesta segunda-feira (28/01).

A ação é referente ao primeiro turno das eleições de 2010, quando os dois se candidataram à reeleição, e pedia a cassação do diploma de ambos e aplicação de multa por publicidade institucional durante o período eleitoral, o que é proibido por lei.

O pivô da ação é uma placa flagrada em agosto de 2010, no município de Passagem Franca. A placa dizia respeito à construção do Mercado do Produtor e trazia os slogans da administração de Wilson, "Piauí, é feliz quem vive aqui" e "Piauí, Governo do Desenvolvimento".

A Corte entendeu que a placa teve pouca visibilidade e não influenciou no resultado das eleições, e considerou desproporcional tanto o pedido de cassação como o de aplicação de multa.

A representação contra Wilson e Zé Filho foi impetrada pela coligação adversária "A Força do Povo", encabeçada pelo tucano Sílvio Mendes (PSDB).
Facebook
Veja também