Viagora

Prefeitos do Piauí vão a Brasília para Encontro Nacional dos novos gestores municipais

Governo Federal deverá anunciar hoje pacote de programas para parcerias com municípios.

Mais de 100 prefeitos piauienses devem participar, em Brasília, do Encontro Nacional dos novos gestores municipais brasileiros. No evento, que será aberto pela presidenta Dilma Rousseff hoje e segue até quarta-feira (30) com anúncios de programas federais para investimentos nos municípios.

Ao longo do Encontro, serão apresentados projetos federais nas áreas do Desenvolvimento Social, Econômico, Ambiental e Urbano, Participação Social e Cidadania. Dentre os programas previstos para serem anunciados, está o de construção de pelo menos seis mil creches em todo o país, uma dos compromissos da campanha presidencial de Dilma em 2009.

A assessoria de comunicação do Palácio do Planalto não adiantou especificamente quais programas e tipos de parcerias serão anunciados, mas garantiu a presença dos ministros de estado responsáveis pelas principais áreas de interesse dos municípios.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal (PSB), já está em Brasília e disse que, além dos projetos federais, os prefeitos vão definir suas pautas de reivindicações. "Antes do evento, vamos ter uma reunião com todas as associações de municípios onde definiremos nossas linhas de atuação. Acreditamos que, agindo integradamente, teremos mais conquistas", pontua.

A expectativa é que o Encontro forneça mecanismos para que os gestores mudem suas concepções administrativas. "Os municípios ainda estão muito naquela ideia das emendas. As emendas representam hoje 2%, 3% de todos os investimentos do Brasil. Então é muito pouco. Nós temos que trabalhar programas, e esse encontro será para preparar os novos gestores para que tenham acesso aos programas", afirmou o senador piauiense Wellington Dias (PT) durante o encontro Parceria por um Novo Piauí, versão estadual do evento nacional.

Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), também já havia se manifestado contrário à política das emendas parlamentares e cogitou, inclusive, durante entrevistas, o lançamento do movimento "Brasil sem Emenda".

Durante o encontro, além dos ministérios, instituições como o BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sebrae, Correios e Infraero, terão estandes permanentes para atender aos prefeitos e oferecer propostas de programas e investimentos. Na última quarta-feira (23), o governo do Estado realizou evento semelhante, o Encontro Parceria por um Novo Piauí, onde foram anunciados aos prefeitos R$ 40 milhões para a saúde, bases de polícia comunitária em 100 municípios e a implantação do programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar.
Facebook
Veja também