Viagora

Deputada Rejane Dias participa de inauguração do IFPI em São João do Piauí

O campus vai oferecer cursos técnicos e superiores e em breve fará concurso para professores e técnicos administrativos.

Os moradores de São João do Piauí, a 460 km de Teresina, não precisam mais sair do município em busca de qualificação. Foi inaugurado na última sexta-feira (01/02) o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que irá oferecer a princípio 320 vagas em cursos técnicos, superiores e ensino à distância. A solenidade de descerramento da placa contou com a presença da deputada Rejane Dias, prefeitos e outras autoridades.

O campus, localizado no bairro Parque de Exposições, foi construído em uma área de 4.500 metros quadrados. Terá além de salas de aulas e administrativas, setor de saúde com sala para gabinete médico, odontológico e psicológico, biblioteca, restaurante e ginásio coberto.

A obra custou quase R$ 20 milhões e começou a ser construída ainda no governo de Wellington Dias que doou o terreno. A deputada Rejane Dias lembrou que na época a área era para construir 100 casas, e não havia um local para o IFPI. E o governador para resolver o problema doou o terreno para o Instituto e adquiriu outro para a construção do conjunto habitacional Joaquim Lopes.
Imagem: ReproduçãoRejane Dias(Imagem:Reprodução)Rejane Dias

Rejane Dias ressaltou que o IFPI em São João do Piauí representa um fato histórico, pois os estudantes não precisarão mais sair do município, como ela fez, para continuar com os estudos. “ É pela educação que a gente tem o conhecimento que ninguém tira.” A deputada disse que ficou impressionada com a estrutura do campus e que o mesmo irá oferecer outros cursos, como o de direito.

O prefeito de São João do Piauí, o médico Gil Carlos Modesto Alves disse que a obra tem um valor significativo para o município, pois na construção do campus foi valorizada a mão de obra local e agora os sanjoanenses terão a oportunidade de cursar vários cursos no próprio município.

O Reitor Francisco Santana lembrou que a educação no Brasil melhorou com o presidente Lula e continua com a presidenta Dilma Rousseff . Ele informou que em dois anos o campus de São João terá dois mil alunos e outros cursos. A princípio serão ofertados os técnicos de Agroecologia, Zootecnia, Mecânica, licenciatura em Química, Agronegócio, através do programa de Educação de Jovens e Adultos e o de Meio Ambiente, por meio do Educação à Distância.

O diretor geral do campus, Demerval Nunes de Sousa contou que em breve será anunciado concurso para professor e técnicos administrativos. E haverá a contratação de vigilantes, pessoal de manutenção e limpeza, motoristas e cozinheiros.

O campus já havia sido inaugurado pela presidente Dilma Rousseff no dia 5 de dezembro passado. Após a solenidade no ginásio coberto, os convidados conheceram as instalações. O local recebeu bênçãos do padre Lourival Plínio e do pastor da Assembleia de Deus, Jelton Alves.
Facebook
Veja também