Viagora

Prefeito Kléber Eulálio reúne secretários para articular instalação de usina de tratamento de lixo

O projeto é construir a primeira usina de tratamento e destinação final do lixo no Piauí.

 O prefeito Kléber Eulálio se reuniu na tarde ontem (08/02) na Câmara Municipal de Picos com a secretária do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí Larissa Maia, vereadores de Picos, secretários e técnicos em resíduos sólidos para articular o processo de instalação da usina de tratamento de lixo em Picos.

O projeto é construir a primeira usina de tratamento e destinação final do lixo no Piauí. Larissa Maia afirmou que o projeto já começou, e esta foi uma visita técnica operacional, ela disse ainda que a discussão do lixo é uma questão latente e uma problemática visível em Picos.

O prefeito Kléber Eulálio assegurou que este projeto irá fortalecer o corporativismo, através da inclusão e formação de associações unidas em torno de uma grande cooperativa, segundo o prefeito, este projeto irá fortalecer a dignidade dos catadores de lixo.

“O projeto atual não é um aterro sanitário, parte do lixo será reciclado, transformado em adubo, energia, não haverá montanhas de lixo, nem mau cheiro, será o que existe de mais moderno, é como se fosse uma indústria, onde a matéria prima é o lixo, com geração de renda, e emprego”, pontuou o prefeito.

No dia 20 de fevereiro em Brasília, haverá uma reunião com representantes do ministério do meio ambiente, Governo de Estado do Piauí e prefeitura de Picos para mostrar o projeto básico de inicio da construção da usina e contratação da equipe técnica.

O terreno onde poderá sediar a usina fica na BR 316, limite do município com a BR 020. O prazo estipulado pela secretária Larissa Maia de funcionamento da usina é de pouco mais de um ano.
Facebook
Veja também