Viagora

Vereadores de Teresina recebem mototaxistas e discutem aumento de fiscalização

A categoria buscou a Câmara Municipal de Teresina com o intuito de viabilizar discussão com a Prefeitura sobre a atuação de clandestinos.

A Câmara Municipal de Teresina recebeu mototaxistas regularizados na manhã desta quarta-feira (10), no plenário vereador José Ommati, para discutir a atual situação da categoria e viabilizar diálogo com o Executivo. O sindicato cobra que a Superintendência de Transporte e Transito (Strans) aumente a fiscalização sobre a atuação de trabalhadores irregulares na cidade.
Imagem: DivulgaçãoReunião com os mototaxistas.(Imagem:Divulgação)Reunião com os mototaxistas.

Uma comissão de mototaxistas foi recebida por vereadores e apresentou a pauta de reivindicação aos parlamentares, que agendaram uma reunião para a próxima segunda-feira (15), às 11 horas. "Essa reunião inicial acontecerá com os vereadores e um grupo de dez mototaxistas que representa a categoria. Além de aumentar nossa participação no estudo do processo de licitação, queremos o aumento da fiscalização sobre aqueles que atuam na clandestinidade", explica o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Teresina, Celso Pereira.

Segundo ele, são 2.027 mototaxistas cadastrados que podem ter prejuízos com o aumento de trabalhadores clandestinos. "Também somos contra uma nova licitação para concessão de novas licenças. Queremos que a prefeitura faça uma fiscalização para punir quem atua ilegalmente no mercado, já que pagamos muito caro para atuar de forma legal e garantindo a segurança do passageiro", afirmou o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Teresina.
Imagem: DivulgaçãoReunião com os mototaxistas.(Imagem:Divulgação)Reunião com os mototaxistas.

O presidente da CMT, vereador Rodrigo Martins (PSB), garantiu que a Casa buscará a Prefeitura e adianta que os parlamentares apoiam o aumento da fiscalização bem como a aplicação da lei que determina a proporcionalidade de mototaxistas para cada mil habitantes. "Recentemente recebemos mototaxistas irregulares que queriam sair da clandestinidade e pediu que pudéssemos servir de canal de diálogo com a Strans. Fizemos o nosso papel e cobramos uma maior fiscalização por parte do órgão", ressalta Rodrigo.

No início de fevereiro, membros da Associação de Mototaxistas Clandestinos de Teresina procuraram a Câmara Municipal de Teresina com o intuito de facilitar o diálogo com a Strans para regularizar os trabalhadores que atuavam sem alvarás, bem como abrir um processo de redistribuição dos documentos apreendidos. Uma comissão de vereadores participou de reunião com o superintendente da pasta, Pang Yen Hsiao, e repassou a demanda ao Executivo. Na oportunidade, a CMT voltou a posicionar-se a favor da fiscalização e cumprimento das leis.
Facebook
Veja também