Viagora

Sistema possibilita participação e fiscalização mais direta da população na gestão pública

O "De Olho na Cidade" está sendo construído em uma plataforma aberta e híbrida com a integração de redes sociais e em formato de aplicativo para smartphones.

O projeto “De Olho na Cidade”- Eyes On The City, do Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos Omnipresent and Pervasive Systems Laboratory – Opala, idealizado pelo professor pós-doutor José Bringel Filho, vem sendo desenvolvido na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), desde o início de 2012, com previsão de lançamento oficial no mês de junho de 2013, e já ganha destaque por ser uma ferramenta de grande importância social.

O “De Olho na Cidade” está sendo construído em uma plataforma aberta e híbrida com a integração de redes sociais e em formato de aplicativo para smartphones. Esta plataforma terá por objetivo auxiliar a administração pública dos municípios que aderirem à plataforma, através do conceito de governança participativa preconizado por outros programas de âmbito público nacional, como o programa “Cidades Sustentáveis” (Rede Nossa São Paulo) e “Cidades Inteligentes” (Ministério das Cidades e de Planejamento).

De acordo com o professor Bringel Filho, os municípios de uma cidade aderente à plataforma do “De Olho na Cidade” participarão ativamente no cuidado de sua cidade apontando problemas, sugestões e soluções de forma fácil e eficiente, bem como poderá acompanhar a evolução da resolução por parte da administração pública competente a partir desse canal de comunicação direta com a população.

O gestor público também será um beneficiado desta plataforma, uma vez que terá conhecimento dos anseios da sociedade, definindo prioridades orçamentárias para a resolução dos problemas.

A ideia do projeto surgiu a partir de experiências de pesquisas realizadas ainda na França, entre 2007 e 2010, período onde o prof. José Bringel Filho realizou o doutorado na Universidade de Grenoble (conceito A no Ensino Superior Francês).

"O Opala vem desenvolvendo o projeto com apoio do Laboratório de Informática de Grenoble - LIG, através da participação do grupo de pesquisa STEAMER, que é especializado em análise espaço-temporal de informações geo-referenciadas. Entre os dias 18 e 22 de maio, os professores pesquisadores do Opala irão se encontrar em Fortaleza com o diretor do Laboratório de Informática de Grenoble (LIG), o professor PhD. Hervé Martin, a fim de apresentar o projeto", explica o docente Bringel Filho.

Nos últimos dias, professores pesquisadores do Opala se encontram com representantes públicos dos municípios de Teresina e Timon, que demonstraram grande entusiasmo em utilizar a ferramenta em seu processo de gestão.

Para o idealizador do projeto, esse programa traz grandes vantagens para gestores e sociedade, e especialmente, para os próprios pesquisadores e alunos, porque estes acabam desenvolvendo habilidades que vão servir para toda a vida.

“O resultado deste trabalho é mais um grande passo para o fortalecimento da pesquisa e integração acadêmica em soluções inovadoras que contribuem com a sociedade, proporcionando aos alunos uma experiência que vai além do puro conhecimento adquirido em disciplinas do curso, tornando-os alunos criativos e com senso de responsabilidade social”, conclui Bringel Filho.


Facebook
Veja também