Batalha do Jenipapo será tema de sessão na Câmara dos Deputados
Já se passaram 194 anos da luta que marcou com sangue a independência do Brasil.
A Câmara dos Deputados vai realizar uma sessão solene em homenagem à Batalha do Jenipapo, na manhã dessa terça-feira(28), por volta das 10h. O evento foi proposto pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), e busca divulgar o episódio da luta pela independência do Brasil que ficou fora dos livros de História por mais de um século.
“Queremos também homenagear a coragem dos heróis do Jenipapo e destacar o protagonismo popular na resistência contra a ditadura e a luta pela liberdade”, destacou o deputado.
- Foto: CCOM
Peça teatral sobre batalha do Jenipapo
Neste ano, comemoram-se 194 anos da luta que marcou com sangue a independência do Brasil com relação aos colonizadores portugueses. A Batalha do Jenipapo foi decisiva no processo da emancipação da Colônia brasileira, que até então estava sob domínio de Portugal, mesmo após a proclamação feita em 7 de setembro de 1822.
A batalha aconteceu às margens do riacho Jenipapo, no dia 13 de março de 1823, no local onde, atualmente, é o município de Campo Maior.
Assis Carvalho
Joel Rodrigues e Ciro Nogueira intensificam agenda e convidam população para convenção
A convenção será realizada dia 1º de agosto, a partir das 16h, no Clube dos 100, localizado no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina.Não tem condição do PSDB se aliar ao Progressistas no 1º turno, diz Jorge Lopes
O presidente estadual do partido afirma que legenda seguirá independente e defende que a oposição mantenha diferentes projetos para disputar as eleições de 2026Anyara Santos aparece entre as 5 pré-candidatas mais citadas para deputada estadual
A candidatura de Anyara Santos será oficializada na Convenção do MDB que acontecerá no próximo sábado (25).MP investiga contrato da prefeita de Santa Cruz do Piauí para aquisição de pneus
A prefeitura informou que foi notificada para uma audiência e reafirma seu compromisso com a legalidade e transparência“O sentimento de oposição está em torno do nome de Joel”, diz Ciro Nogueira
Segundo o parlamentar, existe uma tendência de unificação em torno da candidatura de Joel Rodrigues, diante do aumento do número de adesões.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir