Juiz Sérgio Moro condena Eduardo Cunha a 15 anos de prisão
A ação penal é referente à propinas na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.
O juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) a 15 anos e 4 meses de prisão, por crimes de corrupção, de lavagem de dinheiro e de evasão fraudulenta de divisas. A decisão é desta quinta-feira (30).
A ação penal é referente à propinas na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.
“A prática do crime corrupção envolveu o recebimento de cerca de um milhão e quinhentos mil dólares, considerando apenas a parte por ele recebida, o que é um valor bastante expressivo, atualmente de cerca de R$ 4.643.550,00”, explicou o juiz na decisão.
- Foto: Ascom/Câmara Federal
Eduardo Cunha
Em relação ao crime de lavagem de dinheiro, o juiz explanou, “a lavagem, no presente caso, envolveu especial sofisticação, com a utilização de não uma, mas duas contas secretas no exterior, em nome de trusts diferentes, com transações entre elas, inclusive com fracionamento quando do recebimento do produto do crime para dificultar rastreamento”.
Ao final da decisão, Moro recordou o legado do ex-ministro Teori Zavascki, morto em janeiro deste ano durante acidente aéreo. “é necessário destacar o trabalho individual do eminente e saudoso Ministro Teori Zavascki, relator da aludida ação cautelar. Por essa decisão e por outras, o legado de independência e de seriedade do Ministro Teori Zavascki não será esquecido”, escreveu.
Cunha foi preso, de forma preventiva, por ordem do juiz federal Sérgio Moro em outubro de 2016, em Brasília. Atualmente ele está recolhido no Complexo Médico Penal no Paraná.
Eduardo Cunha
Gessivaldo cobra melhorias no abastecimento de água na zona rural de Teresina
O parlamentar afirmou que o abastecimento irregular nestas regiões é um problema que afeta as comunidades há anos, impactando na qualidade de vida dos moradores.Promotor aciona prefeito de Olho D’Água do Piauí na Justiça
A petição inicial foi protocolada no dia 11 de maio de 2026 e tramita na Vara Única da Comarca de Água Branca.Júlio Arcoverde destaca progresso durante recuperação após acidente doméstico
O parlamentar se encontra internado em uma unidade hospitalar neurointensivista, em São Paulo, desde o dia 28 de maio deste ano.“Cosplay de Erika Hilton”, diz Samantha Cavalca sobre manifestantes na Câmara
O debate entre a vereadora e os manifestantes foi gerado por divergências com relação ao projeto de lei que visa impedir o uso de banheiros femininos por mulheres trans e travestis.TSE lança versão digital do Código Eleitoral Anotado e Legislação Complementar
Conforme o TSE, a nova versão irá facilitar o acesso de magistrados, advogados, integrantes do Ministério Público, partidos políticos, servidores e cidadãos.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir