Viagora

Governo nega investigação contra o ministro Edson Fachin

Pronunciamento foi realizado após a Veja acusar Temer pelo crime em sua última edição.

O Palácio do Planalto divulgou uma nota nesta sexta-feira (9) sobre a denúncia feita pela Revisa Veja. O veículo midiático acusou o presidente Michel Temer de acionar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para espionar o Ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Lava Jato, Edson Fachin.

  • Foto: Divulgação/PTMichel Temer (PMDB)Michel Temer (PMDB)

Conforme o posicionamento do Governo Federal, o presidente Michel Temer jamais “acionou” a Abin para investigar a vida de Fachin. Também consta na nota que o governo realiza suas ações de acordo com os princípios da legislação brasileira. “Não usa a máquina pública contra os cidadãos, muito menos fará qualquer tipo de ação que não respeite à lei”, segundo a nota. Também foi reiterado no comunicada que “não há intenção de combater a Operação Lava Jato”.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia realizou um pronunciamento no site do STF, comentando o fato. Segundo ela, é inadmissível que haja esse tipo de crime contra a democracia e a liberdade, caso sejam comprovadas as denúncias, e também que a prática é própria de regimes ditatoriais.

  • Foto: ReproduçãoMinistra Carmen LúciaMinistra Carmen Lúcia

“O Supremo Tribunal Federal repudia, com veemência, espreita espúria, inconstitucional e imoral contra qualquer cidadão e, mais ainda, contra um de seus integrantes, mais ainda se voltada para constranger a Justiça. Se comprovada a sua ocorrência, em qualquer tempo, as consequências jurídicas, políticas e institucionais terão a intensidade do gravame cometido, como determinado pelo direito” explicou.

Facebook
Veja também