Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI alerta sobre Fake News
O Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI, Tiago Sá, chama atenção para o controle judicial que deve ser feito
O termo “Fake News” foi utilizado diversas vezes, assim como inúmeras notícias falsas foram disseminadas durante as eleições de 2018 e para garantir que o direito de ambos os lados, eleitores e candidatos, fosse respeitado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem tomando diversas medidas para coibir as notícias falsas, principalmente, com foco nas mídias sociais. Uma delas foi a decisão do ministro Sérgio Banhos, que determinou que o Facebook deveria excluir postagens com informações consideradas falsas.
O TSE também lançou uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro acerca das informações falsas, divulgando esclarecimentos e a informação correta. Diante disso o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI, Tiago Sá, chama atenção para o controle judicial que deve ser feito sobre as Fake News.
- Foto: Divulgação/OAB-PI
Advogado Tiago Sá
“Esse controle deixa os eleitores seguros sobre o que acreditar, e assim, tomar sua decisão com base em informações verídicas. É preciso que haja também uma igualdade entre os candidatos, a veiculação de notícias falsas pode acabar enfraquecendo uma campanha. Uma suspensão jurídica de veiculação de notícia resguarda o direito do candidato e a sua imagem e evita a desinformação”, explica o advogado.
Sobre o impacto do uso do WhatsApp nas Eleições 2018, o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições do TSE participou de reunião com representantes do aplicativo, que foi avaliado anteriormente como utilizado de forma indevida por grupos de usuários.
A próxima reunião do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições está marcada para o dia 22 de outubro, na sede do TSE, em Brasília.
Eleições 2018
MP investiga contrato da prefeita de Santa Cruz do Piauí para aquisição de pneus
A prefeitura informou que foi notificada para uma audiência e reafirma seu compromisso com a legalidade e transparência“O sentimento de oposição está em torno do nome de Joel”, diz Ciro Nogueira
Segundo o parlamentar, existe uma tendência de unificação em torno da candidatura de Joel Rodrigues, diante do aumento do número de adesões.Precisamos devolver o Piauí aos piauienses, declara Joel Rodrigues
O pré-candidato ao governo comentou sobre sua motivação para encarar a disputa, destacou os principais problemas do estado e esclareceu a escolha de Jeová Alencar como seu vice.TCE multa prefeito de Barras e instaura tomada de contas após constatar sobrepreço
A procuradoria do município informou que "esse processo ainda não chegou no setor".Justiça Eleitoral abre prazo para criação de novos locais de votação nas Eleições 2026
Conforme previsto no calendário oficial das Eleições Gerais de 2026, as medidas poderão ser adotadas até 20 de agosto.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir