Viagora

Novo e Progressistas descartam apoio a candidatos no 2º turno

Os partidos comunicaram nesta terça-feira (09) que não apoiarão nenhum dos candidatos à Presidência da República no segundo turno.

Nesta terça-feira (09), por meio de perfil na rede social Twitter, o Partido Novo, que teve João Amoêdo como candidato à Presidência da República, comunicou que não apoiará nenhum dos candidatos à Presidência da República no segundo turno. Marcado para o dia 28 de outubro, o pleito será disputado por Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Na postagem, o partido avalia que obteve grandes conquistas e saiu fortalecido dessas eleições. “No entanto, o cenário presidencial não é o que desejávamos. Manteremos nossa coerência e nossa contribuição à sociedade se dará através da atuação da nossa bancada eleita, alinha com nossos princípios e valores. Mesmo declarando neutralidade o partido faz questão de enfatizar que seus integrantes são ‘absolutamente contrários ao PT’ que dizem ter ideias e práticas opostas às defendidas pela legenda”, revelou a diretoria da sigla.

Outro partido que também declarou neutralidade foi o Partido Progressista. Em carta longa direcionada aos afiliados, o presidente do partido Ciro Nogueira (PP-PI) diz que o eleitor claramente enviou um recado ao país: quer tomar sua decisão sem que qualquer outro aspecto, que não os candidatos, sejam levados em consideração como critério de escolha. “Isso significa que o eleitor quer o silêncio e o palco vazio de qualquer ruído ou informação que interfira na sua reflexão sobre qual candidato escolher”, disse o senador reeleito.

Outros partidos

A semana deve ser de definição de apoios a um dos dois candidatos que foram para o segundo turno. O PSB e o PSDB devem definir suas posições em reuniões marcadas para a tarde de hoje em Brasília.

A Comissão Executiva Nacional do PSB se reúne, às 14h30, na sede do partido, em Brasília. Às 15h, a Executiva Nacional do PSDB também se encontra na capital federal. O PPL, que lançou João Goulart Filho, é outro partido que se reúne nesta terça-feira em Brasília. A expectativa é de que Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, e o Democracia Cristã, de José Maria Eymael, anunciem hoje seus apoios. O MDB, presidido pelo senador Romero Jucá (MDB-RR), que perdeu a reeleição, deve se reunir amanhã (10) na capital federal. Já o PSTU, de Vera Lúcia, marcou o anúncio para o dia 11.

Mais conteúdo sobre:

Eleições 2018

Facebook
Veja também