Viagora

Ciro Gomes xinga promotora e é criticado pelo Ministério Público

Promotora teria determinado a abertura de inquérito para apurar suposto crime de injúria racial do pedetista contra o vereador paulistano Fernando Holiday.

Em nota divulgada nessa quarta-feira (18), o Ministério Público do Estado de São Paulo criticou o ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à presidência da República nas eleições 2018, após ofensa a promotora que determinou a abertura de inquérito para apurar suposto crime de injúria racial do pedetista contra o vereador paulistano Fernando Holiday. Na nota, o Ministério Público critica os “termos” utilizados por Ciro, que se referiu à promotora como “filha da p***”, e destacou que tal atitude é “completamente inapropriados”.

  • Foto: Gabriela Bilo/EstadãoPresidenciável Ciro Gomes é criticado por xingamento a promotora.Presidenciável Ciro Gomes é criticado por xingamento a promotora.

"Sendo assim, cabe ressaltar que os termos com os quais o investigado referiu-se à promotora são completamente inapropriados. Compete ao conjunto dos promotores de Justiça, nos termos do artigo 127 da Carta Magna, defender a ordem jurídica e o regime democrático. E esse trabalho continuará sendo feito com a mais absoluta serenidade, levando-se em conta rigorosos parâmetros de profissionalismo, técnica e impessoalidade", disse o texto da nota divulgada.

Na noite de terça-feira (17), em evento da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), na capital paulista, Ciro criticou a abertura do inquérito. “Um promotor aqui de São Paulo agora resolveu me processar por injúria racial. E pronto, um filho da p*** desse faz isso”, afirmou. Na verdade, uma promotora é responsável pelo caso.

Ontem, quarta-feira (18), o presidenciável falou sobre a declaração. “Num ambiente democrático ele pode defender o que quiser e eu posso criticá-lo. Eles me chamam de coronel todo dia por quê? Porque sou nordestino. E eu vou judicializar isso? Deixe que eu cuido da política e o MP, por favor, vá cuidar das facções criminosas aqui em São Paulo, e não dessas baboseiras da política. Quer aparecer, por favor, bote uma melancia no pescoço”, frisou.

Mais conteúdo sobre:

Ciro Gomes

Eleições 2018

Facebook
Veja também