Viagora

Ministério Público Eleitoral faz balanço das Eleições 2022 no Piauí

Segundo levantamento do órgão, também houve um crime de boca de urna no município de Corrente, desta forma o autor do ilícito foi conduzido até uma delegacia.

Nesse último domingo (02), o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) avaliou como positiva o processo eleitoral no estado do Piauí, o órgão também fez um balanço da atuação do órgão no primeiro turno das eleições 2022 no Estado do Piauí.

O procurador regional eleitoral, no Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha, destacou que considerou estas eleições tranquilas, além de ressaltar a pequena quantidade de ocorrências registradas ao longo do dia.

De acordo com o procurador, o êxito dos trabalhos do MP Eleitoral é resultado da atuação preventiva do órgão junto ao auxilio dos procuradores da República durante o período que antecedeu o primeiro turno do pleito.

Marco Túlio Lustosa também ressaltou a ação conjunta com as políticas ação articulada com as polícias (PF, PRF, Polícias Civil e Militar e o Exército), bem como o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e, em âmbito nacional, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O representante do Ministério Público Eleitoral ainda pontou os veículos de comunicação que atuaram no combate às fakes News e a desinformação, desta forma foi possível garantir a lisura do processo e o fortalecimento da democracia.

Ocorrências registradas no primeiro turno das eleições:

O MP Eleitoral apontou que houve derramamento de santinhos, o chamado voo da madrugada, em algumas zonas e seções eleitorais da capital piauiense, Teresina. Dentre os locais em que houve a ocorrência estão:

Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Darcy Araújo, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste de Teresina (98ª ZE); Unidade Escolar Sigefredo Pachêco, no bairro Bela Vista, na zona Sul de Teresina e nas proximidades das escolas Simões Filho e Lucídio Portela, no bairro Cristo Rei, na zona Sul da capital.

Além disso, a ocorrência também foi registrada nos municípios de Altos, Buriti dos Lopes, Porto, Picos e Barro Duro. Já na região de Oeiras, na cidade de São Miguel do Fidalgo, uma pessoa foi presa por distribuir santinhos, prática vedada por lei.

Segundo levantamento do órgão, houve um crime de boca de urna no município de Corrente, desta forma o autor do ilícito foi conduzido até uma delegacia, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência.

No Balanço das Eleições ainda consta que foi realizado uma busca e apreensão na residência de dois vereadores em Capitão de Campos (PI) e um flagrante de distribuição de gasolina em um posto de combustível na cidade de Barro Duro.

Com relação aos crimes de trânsito e homicídio, houve dois flagrantes de crimes de trânsito durante carreatas de candidatos em Passagem Franca do Piauí. A polícia registrou ainda uma lesão corporal seguida de morto em Santa Cruz dos Milagres. O caso está sendo investigado, pois não houve flagrante. Além disso, não se sabe se a ocorrência possui relação com o processo eleitoral.

Por fim, houve transporte ilegal de eleitores em São Miguel da Baixa Grande (PI), já em Buriti dos Lopes (PI), sete pessoas foram presas em razão do transporte ilegal de eleitores.

Facebook
Veja também