Viagora

Rafael escolheu criteriosamente a equipe, diz Francisco Costa

O deputado estadual também afirmou que acredita que a equipe montada pelo governador eleito trará bons resultados.

O deputado estadual Francisco Costa (PT), falou sobre os nomes anunciados pelo governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que vai compor o governo a partir de 2023.

O parlamentar afirmou que as escolhas dos nomes para integrar a administração do Piauí na gestão de Rafael Fonteles foi realizada de maneira criteriosa. “A gente ver bons nomes que já foram anunciados pelo governador de uma forma criteriosa, que ele está fazendo”, disse.

Foto: Bruna Sousa/ ViagoraFrancisco Costa
Francisco Costa

O deputado estadual também afirmou que acredita que a equipe montada pelo governador eleito trará bons resultados. “Com bom diálogo, acredito que teremos bons resultados”, afirmou.

Alteração em órgãos governamentais, a extinção do Emater.

Na última quarta-feira (07), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), votou e aprovou o projeto da reforma administrativa proposta pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT). Uma das mudanças aprovadas foi a extinção do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), e a transformação do órgão em uma secretaria. O deputado Francisco Costa esclarece que com a extinção do órgão não haverá prejuízos aos servidores.

“Foi feito realmente a extinção, e cria-se uma secretaria que incorpora todas as atribuições do Emater, e incorpora, absorve todos os seus servidores, importante a gente deixe claro, sem que esses servidores tenham perda de seus direitos, não tem mudança de regime, isso é a garantia que a própria lei tem lá no artigo 60 paragrafo 1º, deixa isso muito claro, então, a proposta do governo é empoderando essa ação de assistência técnica e também o papel que faz a defesa agropecuária para que assim a gente possa através de uma secretaria ter atividades mais robustas, pelo contrário, a intenção é poder fortalecer o setor para que assim a gente tenha melhoria na prestação do serviço público”, disse.

Questionado se a extinção do Emater provoca uma perda da essência do objetivo do órgão, o parlamentar afirma que não, pois, a secretaria absorverá todas as atribuições do instituto.

“Não perde, porque todas as suas atribuições estão sendo absolvidas por essa secretaria que passa a ser criada, então a secretaria vai ter esse papel de assistência técnica, defesa agropecuária e sobre a robustez de ser uma secretaria de estado, os servidores não tem prejuízo, porque os servidores todos são absorvidos para essa secretaria, mantido os seus direitos, o seu regime não tem alteração, seu regime de contratação, seja estatutário, seja CLT”, comentou.

Facebook
Veja também