Viagora

Qualidade do fornecimento de energia será debatida em audiência na Alepi

Conforme Franzé Silva, a Casa Legislativa tem recebido inúmeras reclamações quanto a situação e a população reivindica melhorias por parte da fornecedora de energia Equatorial Piauí.

Nessa última sexta-feira (28), o deputado estadual Franzé Silva (PT) declarou que pedirá a intervenção do Ministério Publico do Piauí, por meio de realização de audiência pública, que visa debater a constante falta de energia em diversos bairros de Teresina, bem como no interior do Estado.

Conforme o parlamentar, a Casa Legislativa tem recebido inúmeras reclamações quanto a situação e a população reivindica melhorias por parte da fornecedora de energia Equatorial Piauí.

Foto: Luís Marcos/ ViagoraDeputado Franze Silva
Deputado Franze Silva

“Estamos recebendo aqui na Assembleia um quantitativo muito grande de reclamações dos usuários da Equatorial que buscam soluções. Sentamos com o diretor da Empresa, Lener Jayme, que nos apresentou os investimentos que estão sendo feitos pela Equatorial e eu apresentei para ele o quantitativo de reclamações, explica o deputado.

O deputado repudiou os prejuízos causados pela ausência da atuação da Equatorial Piauí, em regiões em que a população já ficou por 12 horas ou mais de 48 horas sem acesso ao serviço básico.

“De forma nenhuma nós queremos um embate com a Equatorial, mas queremos que a Equatorial cumpra o seu papel social. É inadmissível que uma capital fique sem energia por 12 horas ou passar 48 horas sem energia no interior do Estado. São pessoas que tem prejuízos em seus negócios, com familiares idosos, acamados, recém nascidos, que sofrem com a falta de energia. Compreendemos a estratégia da Equatorial de trabalhar primeiro a questão do fortalecimento das estações, mas essas duas coisas têm que andar juntas, ter um bom atendimento ao cliente e o sistema de manutenção. Enquanto as faltas de energia forem constantes nós aqui na Assembleia vamos fazer esse debate, e o próximo passo é solicitar uma audiência pública para que a gente possa entender e fazer pressão para que a Equatorial cumpra o seu papel”, pontua Franzé Silva.

Para Franzé Silva a fornecedora de energia possui uma péssima prestação de serviço e diante da amplitude da situação o deputado já dispôs sua assessoria jurídica para tratar sobre as denúncias recebidas dos consumidores.

“Péssima prestação de serviço e de atendimento da Equatorial Piauí aos piauienses em todos os municípios”, destaca o deputado.

Além disso, o parlamentar relatou que irá encaminhar o caso à Justiça devido os prejuízos causados para os piauienses nessas circunstâncias. No último dia 08 de fevereiro o deputado estadual esteve em reunião com o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e solicitou que o Ministério Público do Estado intervisse no problema para solucionar a qualidade de fornecimento de energia elétrica no Piauí.

Ainda em reunião, o procurador-geral informou que ações de consumidos e empresas contra a Equatorial Piauí já tramitam em todo o Estado. O chefe do MPPI ressaltou que há um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Procon-PI, em que a Equatorial se compromete a resolver os problemas até o período de dezembro de 2022.

Dessa forma, Franzé Silva já apresentou um requerimento na Alepi solicitando ao Ministério Público do Piauí as informações referentes a TAC para que a fundamentação de ações contra a empresa possa ser incorporada com mais fatos.

Facebook
Veja também