Viagora

Sancionada lei que dá validade permanente a laudo para autismo no Piauí

O matéria é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) e foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 17 de novembro do ano passado.

O governador do Piauí, Wellington Dias, sancionou a Lei 7.627 que altera o prazo de validade do Laudo Médico Pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA), tornando a medida definitiva. A matéria é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) e foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 17 de novembro do ano passado.

Conforme o parlamentar Franzé Silva, toda pessoa portadora da síndrome clínica caracterizada pela deficiência permanente e clinicamente da comunicação e interação social, segundo o que configura na Lei de Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputado Franzé Silva
Deputado Franzé Silva

Além disso, a condição atinge principalmente a comunicação verbal e não verbal, marcada ainda pela ausência de reciprocidade social, bem como a falta de desenvolvimento social nas relações no seu nível.

O deputado Franzé Silva ainda ressaltou que o transtorno do Espectro Autista é permanecente, dessa forma é inalterável por isso o laudo uma validade permanente deve modificar a realidade das pessoas com autismo, visto que não vai gerar mais um desgaste para atualização do documento.

“O autismo é uma condição constitutiva do indivíduo, e portanto, permanente. Seu caráter inalterável deve ser reconhecido, de modo que não se mostra justificável a emissão de laudos com validade pré-determinada que apenas geram desgaste, deslocamentos, e custos desnecessários para as famílias – sobretudo as de baixa renda – que esperam longas filas à esperas por consultas perícia e laudo”, explica o parlamentar.

Ainda de acordo com a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, comportamentos, interesses e atividades que seguem um padrão, são repetitivos, também configura algumas características da pessoa autista. Além de ações que são restritos ou fixos, ou ainda sensibilidade sensorial incomum.

Facebook
Indicado para você
Veja também