Viagora

"PSDB aprovou a federação com o Cidadania", diz Washington Bonfim

O pré-candidato a governador explicou que os partidos já estão articulando diálogo para montar as regras da federação com direção de recursos e análise do cenário político em cada estado.

Nessa terça-feira (08), o ex-secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina, professor Washington Bonfim, e atual pré-candidato a governador, declarou que a federação entre o PSDB e Cidadania já foi definida após diálogos com lideranças de ambas as siglas que agora visam estruturar essa aliança.

Washington Bonfim explicou em entrevista ao Viagora que os partidos já estão articulando diálogo para montar as regras da federação com direção de recursos e análise do cenário político em cada estado do país.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraWashington Bonfim
Washington Bonfim

“Na quinta-feira passada após o carnaval, o PSDB aprovou a federação com o Cidadania, foi tirado uma comissão dos dois partidos, Cidadania e PSDB, para montar as regras da federação porque ela de ponto de vista legal funciona como se fosse um novo partido, então tem uma direção para definir sobre a questão de recursos e analisar em cada Estado a situação do que vai ocorrer agora nessas eleições de 2022”, explicou Bonfim.

O ex-secretário de Planejamento, também afirmou que a junção das forças políticas do PSDB e Cidadania deve proporcionar a construção de políticas públicas, além disso, uma pretensão do partido é refundar o Social-Democracia.

“Do ponto de vista programático uma das ideais do Cidadania é a questão da refundação da Social Democracia, um ponto que tem sido colocado pelo nosso presidente, Roberto Freire, em entrevistas nacionais sobre essa ideia de que a gente precisa voltar a pensar em políticas sociais, na questão de como a mudança por exemplo climática, economia verde, energias renováveis, vão impactar as políticas públicas. Nós estamos no meio dessa confusão por exemplo da Guerra da Ucrânia e Rússia e isso vai nos afetar do ponto de vista do petróleo, de fertilizantes, de comodities, ou seja, nós precisamos de um novo pensamento sobre a inserção do país na economia mundial e o Piauí está nisso, pois agora é um excelente produtor de energias renováveis e também um parceiro importante do ponto de vista do agro negócio. Os produtores essa semana trouxeram uma preocupação com relação a essa questão dos fertilizantes que vem praticamente tudo da Rússia”, relata o pré-candidato.

Apesar de não possuir um nome definido para ocupar o cargo de vice na chapa majoritária, Washington Bonfim relatou que o desejo do Cidadania é que seja uma mulher, contudo o nome deve ser indicado por outra sigla.

“Nós conversamos com dois partidos em torno disso e tem essa circunstância da federação porque o PSDB agora é parte da aliança, então eventualmente poderia indicar um nome. A questão da vice não é uma prioridade nesse momento, mas o desejo do Cidadania é de que seja uma mulher, porque não é o Cidadania que vai indicar, nesse momento em especifico como estamos nos aproximando do prazo de filiações o nosso principal objetivo é a formação da chapa proporcional para a Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa”, destaca.

Facebook
Veja também