Viagora

Partido dos Trabalhadores do Piauí filia cinco novos prefeitos

O evento de filiação aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí.

  • Luis Marcos/ Viagora Filiação de prefeitos ao PT1 / 8 Filiação de prefeitos ao PT
  • Luis Marcos/ Viagora Filiação de prefeitos ao PT2 / 8 Filiação de prefeitos ao PT
  • Luis Marcos/ Viagora Filiação de prefeitos ao PT3 / 8 Filiação de prefeitos ao PT
  • Luis Marcos/ Viagora Filiação de prefeitos ao PT4 / 8 Filiação de prefeitos ao PT
  • Luis Marcos/ Viagora Prefeito Barroso Neto5 / 8 Prefeito Barroso Neto
  • Luis Marcos/ Viagora Prefeito Nonatinho6 / 8 Prefeito Nonatinho
  • Luis Marcos/ Viagora Prefeito Bill de Deus7 / 8 Prefeito Bill de Deus
  • Luis Marcos/ Viagora Prefeito Manoel Portela8 / 8 Prefeito Manoel Portela

Na manhã desta quarta-feira (20), cinco prefeitos do interior do Piauí se filiaram ao Partido dos Trabalhadores (PT), em solenidade realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em Teresina.

Os prefeitos que se filiaram ao PT na solenidade de hoje foram; o prefeito de Aroeiras do Itaim, Bill de Deus; Barroso Neto, prefeito de Santa Cruz do Piauí; Orlando Costa prefeito do município de Fartura; Manoel Portela Neto, prefeito de Aroazes; e Nonatinho, prefeito de Várzea Branca.

Segundo o prefeito de Aroazes, Manoel Portela Neto, a sua filiação ao PT se deve à decisão do seu antigo partido, PTB, de apoiar o presidente Bolsonaro a nível nacional. “A gente teve uma história no PTB, que é um partido desde meu avô que a gente passou mais de 40 anos no PTB,  hoje a gente tá aqui se filiando no PT depois de uma conversa que a gente tece junto com o deputado Nerinho, com o pré-candidato  a governador Rafael Fonteles, pra gente incorporar, PTB que está  tomando suas decisões de seguir a nível nacional o Presidente Bolsonaro, e a gente que acompanha o Lula, acompanha aqui o Wellington Dias, vamos acompanhar também nosso  pré-candidato a governador Rafael. A gente tomou essa decisão de incorporar essa eleição a nível estadual e a nível nacional", explicou o prefeito.

O ex -integrante do Republicanos, prefeito Nonatinho, fala que um dos motivos de mudar de partido foi o trabalho feito pelo PT ao longo dos anos. “Eu tenho observado o trabalho dessa equipe durante esses últimos anos, e é um trabalho que a gente admira, e isso faz com que a gente venha fazer parte do mesmo grupo, esse momento, então são outras peças que se juntam que faz a gente tomar essa decisão”, declara.

O prefeito do município de Santo Inácio, Tairo Mesquita, que deixou o Republicanos pelo Partido dos Trabalhadores, declara que não houve problemas e a sua filiação será mais a frente juntamente com outros prefeitos. “Existe um entendimento entre nós, os nossos deputados, a gente vai se filiando gradativamente, não foi problema nenhum, não tem problema nenhum, tanto é que eu estou aqui no evento, já está tudo acertado, é só questão de logística, que toda semana vai ter as filiações aos poucos, eu fiquei pro próximo momento mais à frente", informou.

O ex-governador Wellington dias comentou que as novas eleições têm uma característica de reorganização partidária, e também uma preparação para 2024. “Estas eleições tem uma característica de reorganização partidária, por que nos tivemos de um lado o fim de uma coligação proporcional, a regra da federação, tivemos alterações naquilo que é considerado campo de oposição e campo de situação, tanto no Piauí quanto no nacional. E isso permite que a eleição de 2022 seja um novo rearranjo, uma nova organização em que, de um lado dirigentes partidários de filiam a um novo partido”, comentou

O ex-governador também afirmou que o PT recebe de braços abertos os novos filiados. “Recebemos de braços abertos aos que estão se filiando, não apenas aos que estão se filiando não apenas ao Partido dos Trabalhadores, mas também a outros partidos maquilo que chamamos, nesse campo politico nacional pelo Brasil, campo politico que representa esse Brasil da esperança, esse Piauí do desenvolvimento e eu fico muito feliz com esse momento aqui hoje”.

Estavam presentes na solenidade também, a governadora do Piauí Regina Sousa,  o ex-deputado João de Deus, e o pré-candidato ao governo, Rafael Fonteles.

Facebook
Veja também