Viagora

"Muitas lideranças estão descendo do muro", declara Fábio Novo

O deputado também falou sobre a participação do Piauí no lançamento da chapa Lula-Alckmin em evento na cidade de São Paulo e destacou que o momento foi histórico.

Nessa terça-feira (10), o deputado estadual Fábio Novo (PT) falou em entrevista ao Viagorasobre a expectativa para a vinda do ex-presidente Lula ao Piauí visando propagar sua pré-candidatura e destacou a participação do Estado no ato de lançamento da chapa Lula e Geraldo Alkcmin ao Planalto.

Conforme o parlamentar, o retorno de Lula ao Piauí é muito esperado pelos petistas, ele destacou que o ex-presidente já ajudou bastante a região Nordeste com programas de assistência social, como o Minha Casa Minha Vida.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputado Fábio Novo
Deputado Fábio Novo

“A vinda do Lula é sempre muito bem vinda ao Piauí, foi o presidente que muito ajudou nosso Estado com programas importantíssimos como por exemplo o Luz para todos, o Minha Casa Minha Vida, nos ajudou muito a reduzir os índices de pobreza do Estado através do programa Bolsa Família. Ele é uma pessoa muito querida então vindo ao Piauí com certeza será muito bem recebido. Nós estivemos agora recentemente no lançamento da sua pré-candidatura em São Paulo e ele colocou claramente que agora pretende visitar o país. Ontem ele já esteve em Belo Horizonte fez uma visita aquele Estado que é muito importante, de forma que assim que tiver um agendamento com certeza nós sabemos e recebemos com muito carinho”, declara.

Ao destacar a presença do Estado no lançamento da pré-candidatura do petista, Fábio Novo afirmou que o momento foi histórico e elogiou a estratégia do partido em conseguir unir forças até então antagônicas, como o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin que por anos fez parte do PSDB, oposição do Lula.

“Foi um momento muito histórico porque o PT conseguiu juntar forças que são antagônicas e nesse momento estão pensando em reconstruir o país. Nós acabamos de ter mais um aumento do combustível o óleo diesel de quase 9%, de janeiro de 2019 para cá nós temos quase 465 de aumento do óleo diesel, isso vai impactar em mais preços, tornar a vida das pessoas mais caras, é fato que aumentou a pobreza e os miseráveis no país”, afirma.

O deputado ainda explicou que diversas legendas como PSOL PCdoB, PV e PSB, que já declaram apoio ao projeto político da base governista, assim como outros segmentos da sociedade, estão reconhecendo que o caminho é uma junção de forças políticas para garantir a vitória de Lula nesse cenário de embate ao presidente da República, Jair Bolsonaro, seu maior opositor na disputa.

“[...] As pessoas estão enxergando isso, partidos como PSOL, PCdoB, PV, o PSB e o próprio Geraldo Alckmin, que no passado foi adversário do Lula, eles estão vendo a necessidade de unir as forças políticas desse país para dar um basta nesse desgoverno que é hoje. Foi um momento histórico, muito feliz e nós saímos de lá muito entusiasmados em fazer uma campanha bonita nesse país”, enfatiza.

Questionado sobre o apoio declarado de Washington Bonfim a pré-candidatura de Rafael Fonteles a governador, o deputado pontuou que muitas lideranças políticas estão descendo do muro e se posicionando. Para Fábio Novo o professor Bonfim é um quadro que contribui com o projeto político da base devido sua experiência política e administrativa.

O parlamentar ainda disse que Rafael Fonteles representa uma renovação na política piauienses e ressaltou os trabalhos realizados pelo ex-secretário de Estado pelo Piauí.

“Muitas pessoas, muitas lideranças estão descendo do muro e além disso estão tomando posição e lideranças como o professor Washington Bonfim, que é uma pessoa conceituada, acadêmico e intelectual, com certeza vem se somar a esse projeto que deseja o desenvolvimento do Estado. Muitos prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, todas estão vendo a importância do nome de Rafael Fonteles. É a renovação da política, ele nunca disputou nenhum cargo, é um técnico e fez bem o seu papel como secretário das finanças, organizando as finanças do Estado e colocando um programa ousado de obras e muitas obras com certeza ainda virão”, complementa.

Sílvio Mendes

Questionado sobre como os petistas tem analisado as estratégias políticas do campo adversário no Estado do Piauí, que tem como maior opositor o ex-prefeito da capital Sílvio Mendes, o deputado afirmou que “Eu acho que o Sílvio Mendes tem que fazer o papel dele, tem que mostrar uma proposta para o Estado do Piauí, nós estamos avaliando a nossa proposta, acho que Rafael está muito feliz ele tem ido aos segmentos mais diversos da sociedade para escutar, um programa de governo que também consegue incluir a causa animal mostra que tem bastante sensibilidade, estou dando esse exemplo, mas em muitas outras áreas o Rafael tem conseguido avançar. Tem se mostrado um menino muito habilidoso que dialoga com os diversos segmentos da sociedade e está colhendo os frutos, tem crescido diariamente com muitas adesões, eu acredito que vai dar certo”, concluiu.

Facebook
Veja também