Prazo para registro de federações partidárias termina dia 31 de maio
As federações partidárias surgiram após a extinção das coligações para pleitos regionais e mantidas para nas chapas majoritárias.
No dia 31 de maio termina o prazo estipulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para a oficialização de federações partidárias, que permitem que dois ou mais partidos atuem juntos no período eleitoral.
As federações partidárias surgiram após a extinção das coligações para pleitos regionais e mantidas para nas chapas majoritárias. Em federações, partidos que decidirem atuarem em conjunto durante o período eleitoral se os candidatos forem concorrer a cargos políticos, só poderão desfazer a aliança, caso eleitos, após quatro anos de mandato.
Os partidos que optarem pela federação podem manter sua autonomia, mas caso for descumprida a regra de quatro anos, será punido com a impossibilidade de federar com outras siglas nas próximas eleições até completar o prazo mínimo remanescente.
O sistema de federações partidárias foi aprovado pelo congresso no ano de 2021, como uma tentativa de minimizar os problemas criados pela pulverização partidária no Brasil, com esse sistema os partidos podem fundir o tempo de transmissão em propagandas eleitorais e recursos para manutenção de campanhas e partidos.
Com informações da Agência Brasil
Supremo Tribunal Federal - STF
Política
-
Melhor impossível, diz Ciro sobre pré-campanha de Sílvio Mendes
O ministro-chefe da Casa Civil, ainda destaca o apoio de 120 prefeitos no estado a pré-campanha. -
O apoio de JVC é fundamental e importantíssimo, diz Elmano Férrer
De acordo com o senador e pré-candidato a deputado federal, Claudino é uma grande liderança do Estado que tem força no interior. Elmano Férrer afirmou que está contente com apoio do empresário. -
TRE do Piauí desaprova contas do PSB referente a 2020
O presidente do TRE-PI, desembargador Erivan Lopes, foi responsável por dirigir a sessão on-line, já o Juiz Teófilo Rodrigues Ferreira foi o relator do processo que analisou a prestação de contas. -
-
TRT-PI anuncia lista tríplice para disputar vaga de desembargador
A corrida por uma vaga de desembargador do órgão agora possui os advogados Vicente Resende, Cinéas Nogueira e Téssio Tôrres na disputa. -
Mais do que confirmado, diz Ciro sobre apoio do prefeito de Valença
O ministro confirmou na manhã desta sexta-feira (1º), que o prefeito de Valença Marcelo Costa vai apoiar a pré-candidatura de Sílvio Mendes.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir