Viagora

Prazo de registro de candidaturas encerra dia 15 de agosto

De acordo com o TSE, termina no dia 15 de agosto, ás 8h para quem apresentar a candidatura através da internet, e ás 19h para os partidos que requisitarem diretamente nos Tribunais.

Na próxima segunda-feira (15), encerra o prazo para a realização do registro de candidatas e candidatos para as eleições de 2022.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para os partidos políticos, federações e coligações requererem o registro de candidatas e candidatos para presidente e a vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores e respectivos suplentes, deputados federais e deputados estaduais ou distritais, termina no dia 15 de agosto, ás 8h para quem apresentar a candidatura através da internet, e ás 19h para os partidos que requisitarem diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Foto: DivulgaçãoUrna eletrônica; Eleições; TSE; TRE.
Urna eletrônica; Eleições; TSE; TRE.

Ainda de acordo com o TSE, as agremiações, devem apresentar individualmente apenas um candidato para um candidato a presidente e vice, governador e vice, e a senador, com os respectivos suplentes, enquanto para os outros cargos é permitido apresentar nomes no em mesmo número de cadeiras a serem ocupadas mais uma, sendo que 30% das candidaturas devem ser nomes de mulheres.

Segundo o tribunal, no pedido de registro de candidatura deve constar os dados biográficos dos candidatos, partido e coligação.  Também é necessário que seja informado o nome para que será mostrado na urna eletrônica, a relação de bens, fotografia recente que deve estar de acordo com as normas do TSE, certidões criminais e prova de alfabetização.

Ainda segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os partidos e coligações tem vinte dias antes do primeiro turno, como prazo final para que todos os pedidos de registro de candidaturas e recursos decorrentes do processo, tenham sido processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.

Facebook
Veja também