Viagora

Fim da Funasa é contrassenso na história de Lula, diz Henrique Pires

Henrique Pires informou que o órgão possui mais de 1500 de convênios vigentes, além do maior banco de projetos do Brasil.

O deputado estadual Henrique Pires (MDB), em entrevista à imprensa, demostrou indignação a respeito da extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, que era voltado para a promoção e proteção da saúde e atuava na área de saneamento básico para prevenção de doenças.

O parlamentar afirmou que a extinção do órgão é um contrassenso de toda a história dos governos de Dilma e Lula.“É um completo contrassenso em toda política, em toda história de Lula e Dilma, a extinção da Funasa”, disse.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputado Henrique Pires
Deputado Henrique Pires

O deputado estadual comenta sobre os trabalhos realizados no órgão e afirma que o órgão cuida dos mais humildes. “A Funasa cuida dos pequenos municípios, cuida dos mais humildes, ela cuida dos mais pobres, ela leva um banheiro, para quem nunca teve um banheiro na vida, ela leva um chuveiro como vi várias vezes senhores de 80 anos de idade tomando banho pela primeira vez, então como você acaba com algo que leva casa para quem tem casa de taipa infestada com barbeiro, você constrói casa de alvenaria, você bota banheiro para quem nunca teve, você leva água que é vida, isso para comunidade rural, para município, para o pequeno. Como você extingue isso aqui?”, comentou.

Henrique Pires informou que o órgão possui mais de 1500 de convênios vigentes, além do maior banco de projetos do Brasil. “Hoje nós temos lá mais de 1500 de convênios vigentes, nós temos o maior banco de projetos da história do Brasil do saneamento, como você acaba isso?”, disse.

Extinção

A Medida provisória (MP) 1.156/2023, que extingue a Funasa foi publicada em 2 de janeiro de 2023, com isso as funções do órgão foram transferidas para o Ministério da Saúde, que ficará a cargo da vigilância em saúde e ambientes e as demais funções vão ser assumidas pelo Ministério das Cidades.

Mais conteúdo sobre:

Funasa

Saúde

Henrique Pires

Política

Facebook
Veja também