Viagora

Alunos disputam mandato na Alepi pelo projeto Parlamento do futuro

O Parlamento do Futuro simula uma eleição para deputados estaduais e os candidatos são estudantes de 16 a 19 anos do ensino médio.

Nesta terça-feira (21), oitenta e uns alunos do ensino médio de todo o Piauí, disputam 30 vagas de deputados estaduais, pelo projeto Parlamento do Futuro, realizado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), através da Escola do Legislativo e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

O Parlamento do Futuro simula uma eleição para deputados estaduais e os candidatos são estudantes de 16 a 19 anos do ensino médio. O projeto envolveu, desde o início, em setembro deste ano, mais de 6.500 alunos, em 21 escolas públicas estaduais das 21 Gerências Regionais de Educação, nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.

Segundo o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), o TRE forneceu as urnas eletrônicas para as escolas que participam do projeto. “O Parlamento do Futuro traz para o debate político e para a construção da democracia os jovens e a sociedade, através de uma experiência com o processo eleitoral e o trabalho do Legislativo”.

De acordo com o programa, os 81 candidatos, 30 eleitos irá assumir no início de 2024, um dos mandatos de três dias. Eles conhecerão todo o legislativo do Piauí e atuarão nas principais atividades do parlamento estadual, como eleição de mesa diretora, constituição e discussão em comissões, elaboração de projetos lei e votação em plenário.

Com os estudantes parlamentares do futuro, vão elaborar um Projeto de Lei que será apresentado ao governador do Estado, e as ideias discutidas durante a realização do projeto serão disponibilizadas para que os deputados regulares possam verificar a possibilidade de elaborar outros projetos de lei na Casa.

Os estudantes simularam várias atividades características das eleições, como campanha eleitoral, debates, exposição e defesa de propostas sobre temas sociais relevantes, entre outras. Eles também se filiaram aos seguintes partidos políticos: Partido da Educação e Cultura; Partido da Saúde e Esporte; Partido da Agricultura e Meio Ambiente; Partido da Segurança Pública; Partido do Empreendedorismo e Geração de Renda; Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania.

Por: Noely Alvarenga 

Facebook
Veja também