Viagora

Deputados eleitos são empossados na Assembleia Legislativa do Piauí

A sessão especial que marca a posse dos parlamentares foi realizada nesta quarta-feira (01), com a presença do governador Rafael Fonteles e seu vice Themístocles Filho.

  • Bruna Sousa/Viagora Deputados eleitos são empossados na Alepi1 / 8 Deputados eleitos são empossados na Alepi
  • Bruna Sousa/Viagora Deputados eleitos são empossados na Alepi2 / 8 Deputados eleitos são empossados na Alepi
  • Bruna Sousa/Viagora Deputados eleitos são empossados na Alepi3 / 8 Deputados eleitos são empossados na Alepi
  • Bruna Sousa/Viagora Deputados eleitos são empossados na Alepi4 / 8 Deputados eleitos são empossados na Alepi
  • Bruna Sousa/Viagora Deputados eleitos são empossados na Alepi5 / 8 Deputados eleitos são empossados na Alepi
  • Bruna Sousa/Viagora Deputado reeleito Fábio Xavier6 / 8 Deputado reeleito Fábio Xavier
  • Bruna Sousa/Viagora Deputado eleito Dr. Felipe Sampaio7 / 8 Deputado eleito Dr. Felipe Sampaio
  • Bruna Sousa/Viagora Deputados eleitos são empossados na Alepi8 / 8 Deputados eleitos são empossados na Alepi

Seguindo o rito eleitoral de início de mandato, esta quarta-feira (01), a Assembleia Legislatura do Piauí foi marcada pela posse dos 30 deputados estaduais para atuar na 20ª legislatura. Estiveram presentes na sessão especial, o governador do Estado Rafael Fonteles (PT) e o vice-governador Themístocles Filho.

O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT) foi responsável por conduzir a solenidade e no início convidou os parlamentares Hélio Isaías (PT), João Madison (MDB) e Bárbara do Firmino (Progressistas) para guiar o governador Rafael Fonteles, vice-governador Themístocles Filhos e demais convidados ao plenário.

A Banda de Música da Polícia Militar do Piauí fez a execução do Hino Nacional e o deputado Wilson Brandão (PP), decano da Casa Legislativa, proclamou os nomes dos empossados. O parlamento agora é composto por quatro mulheres, as deputadas Bárbara do Firmino, Janaína Marques (PT), Gracinha Moraes Sousa (Progressistas) e Ana Paula (MDB).

Em seu discurso, o governador Rafael Fonteles destacou a importância de governar escutando a demanda de todos os parlamentares, da sociedade piauiense, além de movimentos sociais e sindicais.

O deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB), que tem como pauta principal a defesa de melhorias para a saúde e educação, destacou suas expectativas para o início da legislatura reforçando que o momento se configura como um sonho. O parlamentar é filho do vice-governador Themístocles Filho, que atuava como deputado na Casa e presidente da Alepi.

“Primeiro trabalhar pelo nosso Piauí com os planos e os projetos que eu coloquei para nossa população, principalmente na área da saúde, eu como médico sei as dificuldades que o nosso Piauí tem na área da saúde. Então, irei lutar para trazer melhor qualidade de saúde e educação, de infraestrutura para os nossos piauienses. Além de trabalhar por aqueles que confiaram em mim, mais de quarenta e quatro mil eleitores, confiaram no doutor Felipe Sampaio então tenho que ter o pulso firme de trabalhar pelo nosso Piauí. Hoje é o dia do meu sonho sendo realizado, eu que muito tempo acompanhei meu pai, tinha esse sonho e hoje tá sendo concretizado”, destaca.

Com ingresso em seu terceiro mandato, o parlamentar Fábio Xavier (PT) pontuou a necessidade de cumprir com as promessas feitas durante o período eleitoral.

“Um privilégio a gente poder mais uma vez estar aqui no nosso terceiro mandato, representando as pessoas que confiaram no que nós falamos na campanha, nossa obrigação é nada mais do que cumprir os compromissos que assumimos. Eu cumpri os meus defendendo a bandeira dos municípios”, reforça.

Logo após a solenidade ocorreu a eleição para novo presidente da Alepi e a Mesa Diretora. Após o termino da votação, com 30 votos, o deputado Franzé Silva foi eleito o presidente da Casa Legislativa para o primeiro biênio, referente a fevereiro de 2023 a fevereiro de 2025.

Facebook
Veja também