Promotora investiga prefeito de Demerval Lobão por promover a pré-candidatura de Júnior Carvalho
A promotora Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza, instaurou Procedimento Preparatório Eleitoral.
A Promotoria Eleitoral da 54ª zona eleitoral, através da promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza, instaurou Procedimento Preparatório Eleitoral contra o prefeito Ricardo Moura, do município de Demerval Lobão, por supostamente estar utilizando as redes sociais da prefeitura para alavancar a pré-candidatura de Júnior Carvalho. O procedimento foi aberto na última sexta-feira (03).
A apuração começou a partir de denúncia formulada por Fernando Henrique Pereira Melo relatando que nos perfis institucionais do município, “mantidos com recursos públicos, seja nas redes sociais, seja no próprio site da Prefeitura Municipal de Demerval Lobão, observa-se a utilização da máquina pública, bem como do cargo político ocupado, reiteradamente, para alavancar a pré-campanha à corrida de prefeito protagonizada pelo segundo noticiado, o Sr. Luiz Gonzaga de Carvalho Júnior, ex-prefeito municipal.”
Na avaliação da promotora, a denúncia é grave e pode ser considerada como abuso de poder político e econômico. Destaca também, que o uso indevido dos veículos e meios de comunicação social “constituem expedientes que atentam contra a isonomia de oportunidades dos candidatos e contra a liberdade de escolha dos eleitores, afetando a normalidade e a legitimidade das eleições.”
Ressaltou ainda que os agentes públicos são proibidos, servidores ou não, de ceder ou usar, em benefício de qualquer candidato, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta do município.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Ministério Público do Piauí expede recomendação ao prefeito de Simplício Mendes
A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Juciano Monte no dia 27 de maio de 2026. -
MP investiga prefeito de Floriano por favorecer empresa em contrato de R$ 140 mil
A Prefeitura de Floriano informou que o contrato seguiu todos os trâmites da Lei de Licitações e que o possível aditivo foi motivado por questões técnicas. -
Gessivaldo cobra melhorias no abastecimento de água na zona rural de Teresina
O parlamentar afirmou que o abastecimento irregular nestas regiões é um problema que afeta as comunidades há anos, impactando na qualidade de vida dos moradores. -
Promotor aciona prefeito de Olho D’Água do Piauí na Justiça
A petição inicial foi protocolada no dia 11 de maio de 2026 e tramita na Vara Única da Comarca de Água Branca. -
Júlio Arcoverde destaca progresso durante recuperação após acidente doméstico
O parlamentar se encontra internado em uma unidade hospitalar neurointensivista, em São Paulo, desde o dia 28 de maio deste ano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir