Viagora

Mutirão de Catarata encerrará ano com 12 mil cirurgias no Piauí

De acordo com a Sesapi, serão realizados no mês de novembro mutirões na região dos municípios de Demerval Lobão, Água Branca, Floriano, Oeiras e Valença.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informa que encerrará 2022 com 12 mil cirurgias de catarata feitas através de mutirão no Piauí. A secretária informa que até o momento já foram realizados 10 mil procedimentos.

De acordo com a Sesapi, serão realizados no mês de novembro mutirões na região dos municípios de Demerval Lobão, Água Branca, Floriano, Oeiras e Valença. A Diretora da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira, informa para os interessados, que é necessário se dirigir às Secretarias Municipais de Saúde e se inscrever para a triagem que é feita através de consulta, “Estamos levando a todos os municípios do Piauí as cirurgias que dão qualidade de vida aos idosos e, feitas por uma equipe competente de profissionais”, disse.

Ainda de acordo com a Sesapi, a partir de 06 de novembro, será efetuada uma triagem na região da cidade de Demerval Lobão, que fará o atendimento de 16 municípios. A secretaria informa que de 10 a 13 de novembro, onde serão feitas 1.015 cirurgias. Já em 07 e 08, vai ocorrer uma triagem que atenderá 14 municípios.

Segundo a secretaria, nos dias 15 e 16 de novembro, serão feitas 485 cirurgias em pacientes que passaram pela triagem. Já em 09 a 12 de novembro, será feita a triagem no municipio de Floriano e região, que abrange 19 cidades. Onde serão realizadas 781 cirurgias no período de 18 a 21. Em Oeiras, sendo atendidas 14 cidades, onde serão feitas 562 cirurgias no período de 23 a 25 de novembro.

Ainda segundo a Sesapi, outra cidade onde será feita a triagem será Valença do Piauí, onde 14 cidades vão ser beneficiadas no período de 16 a 18 de novembro.  Região onde serão feitas 669 cirurgias de 27 a 29 de novembro.

Conforme a Sesapi, foram feitos mutirões nas áreas de Piripiri, Esperantina, Luzilândia, Cocal, Parnaíba, Barras, Picos, Corrente, Bom Jesus, Uruçuí, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti e Campo Maior.

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, afirmou que o resultado das ações realizadas pela Sesapi está beneficiando a população piauiense que necessita passar pelo procedimento. “Vamos encerrar o ano concluindo o projeto com vários mutirões, beneficiando a população piauiense. Importante lembrar que a catarata é uma das principais causas de cegueira que se não for tratada pode provocar quedas e fraturas nestes idosos. Nosso objetivo é protegê-los e dar qualidade de vida para eles”, afirma o gestor.

Facebook
Veja também