Viagora

Mutirões de Catarata operam mais de 14 mil pessoas em 2022 no Piauí

O secretário da Sesapi, Neris Júnior, afirma que a ação foi essencial para desafogar a fila de espera para o procedimento, além de trazer qualidade de vida.

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Estado da saúde (Sesapi), divulgou que operou 14.766 mil piauienses em todas as regiões do Estado, por meio de mutirões de cirurgias de catarata. A Sesapi pretende realizar 27.101 procedimentos cirúrgicos em 2023.

O secretário da Sesapi, Neris Júnior, afirma que a ação foi essencial para desafogar a fila de espera para o procedimento, além de trazer qualidade de vida para a população que necessitava voltar a enxergar melhor.

“No começo do ano a previsão era a realização de mais de 12 mil cirurgias, porém devido a demanda, aprovamos junto a Comissão Intergestora Bipartite a realização de mais três mil procedimentos, totalizando 15 mil cirurgias, e após as consultas de triagem 14.766 mil pacientes passaram por cirurgias, que são fundamentais para trazer mais qualidade de vida para o nosso povo”, destaca o gestor.

De acordo com a Sesapi, para o próximo ano foi preparado um projeto, que foi aprovado em CIB, de 27.101 cirurgias de catarata através dos mutirões, os quais serão realizados em todas as regiões de saúde do Piauí.

“Para ter acesso aos mutirões a pessoas deve estar inserida na fila de espera, através do sistema de regulação estadual, que é feito pelas secretarias municipais de Saúde. No mutirão de catarata o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos”, disse Neris Júnior. 

Facebook
Veja também