Viagora

Piauí completa duas semanas sem registrar mortes por Covid-19

Segundo o secretário de saúde do estado, Neris Júnior, as campanhas de vacinação e ações governamentais foram importantes fatores que contribuíram para a diminuição dos óbitos.

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), informou que o estado não registra mortes ocasionadas pela covid-19 há 14 dias e apresenta queda de 95% de casos da doença nas últimas duas semanas.

De acordo com a Sesapi cerca de 7.735 pessoas perderam a vida para a Covid-19 no Piauí e 368.028 desde o inicio da pandemia ocasionada pelo vírus, nos 224 municípios piauienses. O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, afirma que as campanhas de vacinação e ações governamentais foram muito importantes para a diminuição de óbitos e casos graves da doença.  “A vacina foi de fundamental importância para que pessoas não fossem a óbito pela Covid-19. Mas não podemos esquecer que as ações do Governo do Piauí, desde o início da pandemia, foram essenciais para a preservação de muitas vidas em nosso Estado”, disse o secretário.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, 100% da população vacinável, que está acima dos 5 anos de idade, no Piauí já tomou a primeira dose e 92,37% já estão vacinados com as duas doses. A dose de reforço já foi aplicada em 63,68% das pessoas que tomaram as duas doses.

O secretário de saúde Neris Júnior, pede para aqueles que já chegaram ou passaram da data de se vacinar com a dose de reforço, vá a um dos pontos de vacinação. “Desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19 contamos com a ajuda do povo piauiense. E hoje pedimos para quem já completou o prazo para tomar sua dose de reforço, que vá ao posto de saúde mais próximo e aumente sua imunidade contra a Covid-19, com sua terceira dose. E, ao público acima de 60 anos e profissionais da saúde que voltem no prazo de quatro meses após a terceira dose para tomar a quarta dose. Assim conseguiremos eliminar de vez a pandemia do nosso Estado”, completa o secretário.

A Sesapi também informou que as internações causadas pela doença estão em queda, atualmente 45 leitos para covid-29 estão ocupados, 26 deles são clínicos, 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 06 leitos de estabilização.

Facebook
Veja também