Viagora

Campanha Julho Amarelo reforça luta contra Hepatites

No mês de julho , se é voltado para a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais.

No mês do julho Amarelo, se é voltado para a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais. A Campanha visa reforçar a luta contra esse tipo de doença que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo, bem como a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Com o aumento dos níveis dos rios e igarapés nos municípios do Amazonas, cresce também a preocupação relacionada às hepatites virais que é muito comum nesse período do ano. Existem cinco tipos de hepatites virais a A, B, C, D e E, no Brasil os mais comuns são os três primeiros.
A médica infectologista do Sistema Hapvida, Dra. Silvia Fonseca, explica: “Devemos reforçar as ações preventivas de cuidados com a saúde. Durante este mês é importante que conheçamos mais sobre as hepatites virais, além da importância da vacinação contra os tipos A e B”, informa.

Cuidados e prevenção

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacinas gratuitas a Hepatite A e B, mas é importante que a população fique alerta e redobre os cuidados com a água e os alimentos que serão consumidos.
A testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão da mãe para o bebê. Necessário usar preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal e fazer a profilaxia para a criança após o nascimento pode reduzir drasticamente o risco de transmissão vertical.

Facebook
Veja também