Campanha Julho Amarelo reforça luta contra Hepatites
No mês de julho , se é voltado para a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais.
No mês do julho Amarelo, se é voltado para a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais. A Campanha visa reforçar a luta contra esse tipo de doença que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo, bem como a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.
Com o aumento dos níveis dos rios e igarapés nos municípios do Amazonas, cresce também a preocupação relacionada às hepatites virais que é muito comum nesse período do ano. Existem cinco tipos de hepatites virais a A, B, C, D e E, no Brasil os mais comuns são os três primeiros.
A médica infectologista do Sistema Hapvida, Dra. Silvia Fonseca, explica: “Devemos reforçar as ações preventivas de cuidados com a saúde. Durante este mês é importante que conheçamos mais sobre as hepatites virais, além da importância da vacinação contra os tipos A e B”, informa.
Cuidados e prevenção
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacinas gratuitas a Hepatite A e B, mas é importante que a população fique alerta e redobre os cuidados com a água e os alimentos que serão consumidos.
A testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão da mãe para o bebê. Necessário usar preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal e fazer a profilaxia para a criança após o nascimento pode reduzir drasticamente o risco de transmissão vertical.
Sistema Único de Saúde - SUS
Campanha Julho Amarelo
-
HUT tem 17 leitos de UTI credenciados pelo Ministério da Saúde
O credenciamento foi foi oficializado no Diário Oficial da União, por meio da portaria n º 3.209, publicado em 4 de agosto deste ano. -
FMS divulga novo cronograma de vacinação contra Covid em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, o calendário foi ajustado por conta do feriado de comemoração ao aniversário de 170 anos de Teresina. -
Urgências e Emergências públicas de Teresina funcionarão no feriado
De acordo com a FMS, salas de vacinação e ambulatório retornarão aos serviços na próxima quarta-feira (17). -
-
Dr. Gilberto diz que estoque de soro será abastecido por um mês em Teresina
Por meio de reuniões com fornecedores, equipes da FMS conseguiram adquirir soro e dipirona injetável para abastecer UBS, UPAS, maternidades e hospitais da capital. -
Fiocruz solicita registro de testes para detectar varíola dos macacos
Conforme a Fiocruz, o kit molecular monkeypox (MPXV) proposto e produzido pela fundação, consegue identificar duas cepas do vírus que circulam de forma endêmica no continente africano.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir