Viagora

Calendário de vacinação contra varíola dos macacos deve sair nesta semana

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o país solicitou 50 mil doses e se os imunizantes forem entregues serão destinados aos profissionais de saúde que atuam com materiais contaminados.

Nesta semana o Ministério da Saúde (MS) anunciou que vai divulgar o calendário de vacinação em que será disponibilizado as primeiras vacinas contra a varíola dos macacos, doença causada pelo vírus Monkeypox.

A representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, explicou que já se encerrou o período de fase de tratativas com o laboratório produtor da vacina, porém ainda há a espera no posicionamento do laboratório quanto ao calendário de entrega.

“Esperamos ter o calendário das vacinas nesta semana. Não temos como apresentar um calendário [de entrega de vacina] neste momento. Sabemos que uma parte das vacinas vai chegar em breve. Esperamos que o fornecedor nos especifique quando nós poderemos transportar a vacina para o Brasil”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o laboratório responsável pelas vacinas fica lozalicado na Dinamarca e não há representante no Brasil, por isso a compra dos imunizantes será realizada por meio da Opas.

O órgão ainda esclarece que o registro do imunizante não pode ser requerido pelo laboratório por meio da a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por isso a OPAS é o intermédio da transação caso o Brasil queira adquirir a vacina.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que o país solicitou 50 mil doses e que se os imunizantes forem entregues serão destinados aos profissionais de saúde que atuam com materiais contaminados.

“Se essas 50 mil doses chegarem aqui no ministério amanhã, não terão o condão de mudar a história natural da situação epidemiológica em relação à varíola dos macacos. Essas vacinas, quando vierem, serão para vacinar um público muito específico”, explica.

De acordo com Marcelo Queiroga, a área técnica do órgão ainda não considerou, até o momento, declarar a varíola dos macacos como Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).

O ministro da Saúde também ressaltou que os órgãos de vigilância em saúde já estão adotando ações que visam reforçar as medidas de proteção contra a doença, além de solicitar registros de testes rápidos junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Demais providências também serão realizadas se houver necessidade.

Somente os Estados Unidos e Austrália declararam no momento emergência em seus territórios.

Cenário epidemiológico:

O Ministério da Saúde também informou que no Brasil foram confirmados até o momento 2.893 casos, enquanto há 3.555 casos suspeitos de varíola dos macacos. A primeira morte foi confirmada no Estado de Minas Gerais.

Já no Piauí atualmente existem 17 casos suspeitos da doença, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, o Estado registrou o primeiro caso de varíola dos macacos no dia 04 de agosto deste ano.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também