Viagora

Notificação de casos da varíola dos macacos se torna obrigatória

A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (1), informando que às autoridades devem notificar em até 24 horas.

O Ministério da Saúde incluiu a varíola na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Assim, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (1), a medida que torna obrigatória a notificação de casos da Varíola dos Macacos (Monkeypox) às autoridades, em até 24 horas, sobre casos confirmados da doença.

Causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês), a doença foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em julho deste ano. A decisão foi tomada após o aumento do número de casos em vários países.

Conforme o boletim epidemiológico que o Ministério da Saúde divulgou no fim da tarde dessa quarta-feira (31), o Brasil já contabiliza a 5.037 casos confirmados da doença, além de outros 5.391 suspeitas sob investigação. A maior parte dos doentes está no estado de São Paulo, onde, até ontem, 3.001 casos já tinham sido confirmados. Em seguida vêm o Rio de Janeiro (675) e Minas Gerais (278) – estados onde ocorreram as duas mortes pela doença já registradas no país.

Transmissão

A Varíola dos Macacos pode ser transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada cuja pele esteja lesionada. O contágio pode se dar por abraços, beijos, massagens ou relações sexuais. A doença também pode ser transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Os principais sintomas da varíola estão as erupções cutâneas ou lesões na pele; ínguas; febre; dores no corpo; dor de cabeça; calafrio e fraqueza. O ministério recomenda que as pessoas consultem um médico caso notem qualquer um destes sinais.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também