Viagora

Anvisa anuncia restrição de 11 pomadas modeladoras para tranças

De acordo com a Anvisa, ao todo, 11 pomadas modeladoras estão com a venda suspensa para que haja investigação das substâncias contidas nesses produtos.

Após relatos de clientes com problemas de saúde ocasionados pelo uso de pomadas capilares, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou a restrição e o recolhimento de pomadas capilares para modelar tranças.

De acordo com a Anvisa, ao todo, 11 pomadas modeladoras estão com a venda suspensa para que haja investigação das substâncias contidas nesses produtos e as marcas possam regularizá-las.

O que é o produto?

A pomada é um cosmético geralmente utilizado para fixação de penteados. De acordo com a tricologista Rosi Ribeiro, as pomadas possuem substâncias conservantes que permitem validade maior do produto, porém, que podem causar efeitos adversos nos usuários.

Esses problemas surgem após o contato do produto com a água, que faz a pomada escorrer pelo rosto e olhos. Para a tricologista, a melhor forma de prevenção de efeitos negativos é a informação.

De acordo com a Anvisa, a interdição dessas pomadas é uma medida cautelar que visa proteger a saúde da população e que permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências são recolhidas para uma investigação mais aprofundada do caso.

A Anvisa ainda alerta para no caso de o consumidor ter um dos produtos em casa e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução. Caso o produto já tenha sido usado, em caso de qualquer efeito adverso, o conselho da Anvisa é para procurar imediatamente o serviço de saúde e informar a agência pelas páginas de cidadão e profissional que maneja o produto ou de empresas e profissionais de saúde.

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Facebook
Veja também