Viagora

Sesapi promove ações em alusão ao Outubro Rosa em 21 cidades do Piauí

De acordo com o governo, a iniciativa visa orientar a conscientizar a população acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), irá oferecer serviços através de caminhões de mamografia em 21 municípios do Piauí, incluindo Teresina. A iniciativa é parte da campanha Outubro Rosa, marcada mundialmente por ações afirmativas, relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o Governo do Estado, a campanha visa compartilhar informações acerca desse tipo de câncer, além de promover a conscientização da população sobre a doença e proporcionar acesso mais abrangente e facilitado aos serviços de diagnóstico, o que contribui para a redução da mortalidade causada pela condição. Desde que o projeto entrou em vigor, os caminhões da mamografia, já efetuaram 49.955 exames em mulheres com idades de 40 a 69 anos.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíMamografia
Mamografia

De acordo com o Governo, no dia 2 de outubro o serviço móvel irá beneficiar a população das cidades de Canto do Buriti, Esperantina e Picos. Já Eliseu Martins recebe os caminhões no dia 3 e José de Freitas e Francinópolis no dia 5 deste mês. Os dias 6 e 8 serão voltados para o atendimento nos municípios de Manoel Emídio e Novo Oriente, respectivamente. A iniciativa ainda alcança Tamboril (no dia 10), Teresina (dia 11), Nova Santa Rita (dia 14), Pedro Laurentino (dia 18), Barra do Alcântara (no dia 20) e Socorro do Piauí (no dia 21). Também serão atendidos os municípios de Várzea Grande, em 24 de outubro, Paes Landim, em 25, Batalha, no dia 27, São Miguel do Fidalgo e Aroazes, ambos no dia 28, Lagoa Alegre, em 30 de outubro, e, por fim, São José do Peixe, no dia 31.

“Para ter acesso ao serviço dos caminhões de mamografia, pacientes devem procurar a atenção básica do seu município para que seja realizado o encaminhamento e agendamento do exame”, afirma o Diretor de Auditoria da Sesapi, Rodrigo Martins.

O Governo do Piauí declara que cada unidade móvel é adaptada, tendo capacidade de realizar 80 exames de mamografias por dia, representando um total de 480 exames diários – quando todos os veículos forem somados. Os resultados dos exames são encaminhados às secretarias municipais assim que disponibilizados, para que médicos locais façam o devido encaminhamento de cada paciente atendida.

De acordo com dados governamentais, abrangendo o período até setembro deste ano, o Piauí registrou 169 novos casos de câncer de mama, 60 óbitos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e 125 óbitos em mulheres nas demais idades. O Governo afirma que, no na anterior, foram registrados 635 novos casos, além de 114 óbitos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e 221 óbitos de mulheres em todas as idades.

Segundo o Ministério da Saúde, mulheres de 50 a 69 anos devem realizar o exame de mamografia a cada dois anos, com aquelas que apresentam quaisquer fatores de riscos sendo orientadas a procurar um especialista e realizar exames anuais, a partir dos 35 anos. “Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura, menos repercussão física e psicológica na vida da mulher”, reforça Auzenir Moura Fé, coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi.

Facebook
Veja também