Sesapi realizará testagem rápida para sífilis no Piauí
De acordo com a Sesapi, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de casos de sífilis, uma vez que os registros apontam para casos no estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou que realizará até o fim do mês de outubro, testagem rápida para sífilis, HIV e outras ISTs em vários órgãos do Piauí. A ação é feita em alusão à campanha Outubro Verde, que tem como foco o combate à sífilis e sífilis congênita.
De acordo com a Sesapi, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de casos de sífilis, uma vez que os registros apontam para o crescimento de casos no estado, além de fortalecer o tratamento oportuno para a população, ajudando a interromper a cadeia de transmissão e reduzindo casos.

Segundo dados da Sesapi, em 2022, foram registrados 251 novos casos de sífilis em gestantes, ao passo que até outubro de 2023, o estado já registrou 491 novos casos. Os casos de sífilis congênita, quando ocorre a transmissão do vírus da mãe para o bebê durante o parto ou a gestação, também aumentaram. Em 2022, foram 132 notificações e até agora, em 2023, já foram registrados 274 casos.
Os dados apontam a importância de ações informativas sobre a doença para a população, bem como atividades voltadas para a identificação precoce de casos e fortalecimento do acesse da população ao tratamento.
A Sesapi destaca que serão feitos quatro momentos de testagem até o fim do mês, sendo na quinta (26), as equipes da pasta, em parceria com o Ciaspi, realizarão a testagem para HIV, sífilis e outras infecções no pátio da Secretaria Estadual da Administração (Sead), localizada no Centro Administrativo. A ação faz parte das comemorações pelo Dia do Servidor.
A coordenaria da ISTs da Sesapi, Karinna Amorim, afirma que na próxima segunda-feira (30), os testes rápidos serão levados até permissionários e usuários da Nova Ceasa. As equipes de testagem estarão no Banco de Alimentos. Na terça (31), a equipe vai atuar nos testes no Centro Educacional Masculino (CEM).
“O teste rápido é fundamental como estratégia para o enfrentamento da sífilis, uma vez que com o diagnóstico precoce a pessoa pode buscar o tratamento em tempo oportuno, o que confere 100% de cura. A população precisa se conscientizar que a sífilis é uma doença prevenível, tratável e curável”, disse.
Prefeitura de Esperantina realizará Dia D da Vacinação contra a Influenza no dia 29
A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e proteger grupos prioritários contra complicações da gripeHEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes.FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV.Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estadoCorrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir