Viagora

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa produz órteses para prematuros

O aparelho tem o objetivo de minimizar os desvios nas articulações e lesões por pressão ou hematomas e proporcionar alívio da dor aos bebês prematuros.

O Serviço de Terapia Ocupacional da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) está confeccionando órteses a partir de material termoplástico de alta tecnológica. O aparelho tem o objetivo de minimizar os desvios nas articulações e lesões por pressão ou hematomas e proporcionar alívio da dor, contribuindo para o tratamento dos bebês prematuros ou nos primeiros meses de vida.

A terapeuta ocupacional, Érica Vital, explicou que os produtos são de fácil modelagem e se adaptam a necessidade da criança internada na unidade. “O material termoplástico, quando aquecido, torna-se mais maleável, oferecendo amplas possibilidades de moldagem e promovendo equilíbrio biomecânico por meio da aplicação de forças externas de contenção nos segmentos comprometidos", explica a terapeuta ocupacional, Érica Vital.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíNova Maternidade Dona Evangelina Rosa produz órteses para prematuros
Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa produz órteses para prematuros

Ainda segundo a profissional, o material termoplástico utilizado é ideal para os neonatos, diante da sua fragilidade. Se antes os dispositivos tinham tecnologia limitada, agora permitem mais possibilidades e precisão.

Além disso, a terapeuta ocupacional informou que as órteses são mais simples para fazer o manuseio e higienização, elas podem ainda garantir maior segurança para os bebês nos berços ou incubadoras.

“Essa inovação no serviço de Terapia Ocupacional destaca-se como um passo importante na busca pela excelência no cuidado neonatal, oferecendo soluções mais adaptáveis e eficazes para a promoção do desenvolvimento saudável nos primeiros meses de vida”, afirma.

Facebook
Veja também