Viagora

Sesapi realiza busca ativa para casos de meningites e hepatites

Segundo a pasta, a ação está sendo efetuada numa alusão ao Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais.

Nesse sábado (28), a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou que está realizando um trabalho de busca ativa nos municípios do Piauí para casos de meningites e hepatites A, B e C. Segundo a pasta, a ação está sendo efetuada numa alusão ao Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais.

Segundo a técnica estadual para hepatites virais da Coordenação Estadual, Thamisa Brito, o trabalho está sendo feito nos municípios sem notificação ou com notificação que tenha inconsistência.

“Estamos conversando com os coordenadores de saúde, orientando sobre os testes e a prevenção. Temos ainda um cronograma de muitas visitas até o final deste ano para refazer a linha de cuidados para pacientes portadores de hepatites”, afirmou.

A Sesapi informa que a equipe já passou pelas seguintes cidades: Juazeiro, Alto Longá, Sigefredo Pacheco, Campo Maior, Oeiras, Santo Inácio do Piauí, São Raimundo Nonato, Jurema, São Brás, Fartura e Guaribas.

De acordo com a pasta, para o ano de 2024, o grupo quer realizar uma capacitação para todos os 12 territórios do estado, executando a política proposta pelo Ministério da Saúde que é eliminar as hepatites virais até 2030.

Facebook
Veja também